A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 13, a visita da deputada estadual Lohanna França (PV-MG). A parlamentar, que integra a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é oriunda do movimento estudantil e também atua nas áreas de cultura e de políticas para mulheres.
Na conversa, Sandra destacou que a UFMG é uma instituição “profundamente enraizada” em Minas Gerais, com campi em Belo Horizonte, Montes Claros e Tiradentes e unidades em Diamantina, fazendas em Igarapé e Pedro Leopoldo. “O crescimento da UFMG tem relação direta com o crescimento de Minas Gerais”, disse a reitora, citando estudo que estima, por exemplo, que as atividades da instituição são responsáveis pela geração de 4% do PIB da capital mineira.
Parte da reunião girou em torno da assistência estudantil, tema de interesse da deputada, que, na opinião da reitora, é um grande desafio para UFMG e outras universidades públicas. Segundo ela, 54% do alunado da UFMG é egresso de escolas públicas, e boa parte dele precisa de programas de assistência estudantil para se manter na Universidade, já que pertence a famílias com renda per capita entre 1 e 1,5 salário-mínimo. “A assistência estudantil é fundamental para a permanência de estudantes de baixa renda”, afirmou a reitora. Ela lembrou que, nos últimos tempos, a UFMG vem recebendo apoio parlamentar nessa área por meio de emendas. “A deputada Célia Xacriabá, por exemplo, destinou recursos para a assistência de alunos indígenas, que é um segmento que devemos priorizar. Tanto que temos um projeto de construção de uma moradia indígena”, disse a reitora, que também citou o desafio de acolher estudantes com deficiência.
Acompanhada de assessores, de estudantes e do engenheiro Daniel Barroso Miranda, egresso da UFMG e candidato a vereador em Belo Horizonte pelo PV, Lohanna afirmou que o seu mandato “está à disposição da UFMG”. Ainda na tarde desta segunda-feira, ela esteve na Escola de Engenharia, onde foi recebida pela direção e por representantes de empresas juniores sediadas na Unidade. A parlamentar é uma apoiadora do movimento e destinou emenda de R$ 100 mil para a Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg).
Trajetória

Parlamentar, que é apoiadora do movimento de empresas juniores, também esteve na Escola de Engenharia. Foto: Jebs Lima – UFMG.
Lohanna França, de 29 anos, é graduada em Bioquímica no campus de Divinópolis da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), onde iniciou sua militância política no movimento estudantil. Nascida em Vila Velha (ES), a parlamentar é radicada em Divinópolis, município onde foi eleita vereadora aos 25 anos – a mais jovem e mais bem votada. Em 2022, foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual. Na ALMG, além de integrar a Comissão de Educação, Lohanna é vice-presidente da Comissão de Cultura, vice-líder do Bloco Democracia e Luta e vice-líder da bancada feminina.