A partir do segundo semestre de 2023, sob coordenação da professora Zélia Lobato, a Diretoria de Cooperação Institucional volta as atenções para o Sempre UFMG, conjunto de ações definidas, a partir de 2000, para dotar a Universidade de atividades destinadas à promoção do relacionamento com egressos e egressas (consultar o histórico do Sempre UFMG neste site).

O esforço ganha a forma de Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), formato de iniciativa destinada a inovar processos e procedimentos na Universidade, e ganha a denominação de Universidade e sociedade: por uma política institucional de relacionamento da UFMG com egressos e egressas. O projeto conta com a aprovação do Comitê de Egressos da Universidade, presidido pela professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional da UFMG, e contribui, ainda, na proposição das premissas sobre o tema para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG, vigência de 2024 a 2029.

A ideia não busca, portanto, a reconfiguração do Sempre UFMG, ainda que o nome tenha sido mantido. Com a proposição de um projeto de desenvolvimento institucional, que terá inicialmente a duração de três anos, a expectativa da Diretoria de Cooperação Institucional é inovar, buscando:

I) adequar conceitual do Sempre UFMG;
II) aprimorar as estratégias e práticas informacionais e de relacionamento do Sempre UFMG;
III) observar a correspondência entre as ações e estratégias com a mudança do perfil discente da Universidade após a adoção de ações afirmativas; e
IV) observar as diretrizes avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o que implica incorporação e mensuração da avaliação daqueles que se encontram na condição de egressos e egressas sobre o real impacto da formação acadêmica ofertada pela UFMG e a respectiva inserção no mundo do trabalho;
V) oferecer aos ex-estudantes canais e escuta para uma nova dimensão de avaliação da Instituição.

O objetivo geral do projeto é propor estratégias que permitam à UFMG estabelecer um relacionamento mais efetivo com seus ex-alunos e ex-alunas, acompanhando suas trajetórias em diferentes ambientes socioeconômicos e oferecendo canais de interação com a Instituição. O projeto visa, também, levantar o perfil social e a trajetória profissional de egressos(as), elucidar fatores que facilitam ou dificultam o ingresso no mercado de trabalho, associando-os às trajetórias formativas da UFMG.

Tais premissas demandam a necessidade de a Comunidade Universitária incorporar e assumir, institucionalmente, a relevância da contribuição de egressos e egressas. Tem-se, portanto, como resultado dessa mudança de perspectiva, a necessidade de um conceito inovador para o Sempre UFMG, sendo, ainda, necessário ressaltar sobre a necessidade de cultivar nos discentes (aqueles e aquelas que cursam a graduação e a pós), o sentimento de ser UFMG, fomentando uma cultura de pertencimento.

O Sempre UFMG foi instituído pela Reitoria em 2000, por iniciativa da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi), para criar e manter uma ligação entre a Universidade, egressos e egressas, bem como promover e incentivar a manutenção de laços com a Instituição.

As primeiras ações estruturadas para o relacionamento com quem passou por formações acadêmicas na Universidade também datam do início dos anos 2000.

A cultura da conexão (JENKINS, GREEN & FORD, 2014) – base para a reciprocidade com egressos e egressas – sugere que nossa sociedade está cada vez mais organizada em redes de redes, apoiada em práticas integradas, colaborativas e participativas. Posturas e estruturas que valorizam o “controle”, em detrimento de uma atitude colaborativa, estão em apuros e fadadas ao anacronismo. O que se busca e almeja são os modelos que valorizam a circulação, nos quais à audiência são asseguradas condições de performance ativa, objetivo em completo diálogo com o próprio objetivo das avaliações sobre as políticas de relacionamento com egressos e egressas empreendidas pelo MEC.

Em razão das transformações – de natureza sociais e tecnológicas – que marcam a chamada cultura digital, que pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs, não é possível desconsiderar a centralidade das chamadas mídias sociais digitais como espaços para criar, compartilhar, distribuir, e aprimorar informações.

A execução deste projeto também assegurará à Universidade oportunidades para contribuir diretamente com a trajetória de egressos e egressos, por meio da oferta e da melhor divulgação de oportunidades de educação continuada (lato sensu e stricto sensu), conexão e troca de experiências entre colegas de curso, “janelas” de inserção no mundo do trabalho para estudantes e recém-formados(as) e reconhecimento da condição de egressos e egressas da UFMG por meio da integração ao cotidiano da comunidade universitária.

É neste contexto que se dá a criação de páginas do Sempre UFMG no Instagram, LinkedIn e Youtube.