No dia 25 de abril de 2024, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG) recebeu a visita do vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT/MG), que serviu para que ele conhecesse um pouco mais a escola e também seu potencial, bem como a relação quase absoluta entre o ensino, a pesquisa e a extensão na FAO e a rede odontológica do SUS BH.

O vereador Bruno Miranda doou, no ano de 2023, o total da sua verba de gabinete, cujo valor total alcançou um milhão de reais. Dessa forma, a Faculdade de Odontologia pôde planejar e executar  as obras de adequação das suas instalações clínicas. O vereador foi convidado pela diretoria da FAO para que pudesse verificar o andamento das obras, conhecendo a parte pronta, e também o andamento da parte que ainda está por terminar. A visita foi acompanhada do diretor Prof.º João Batista Novaes Júnior, a vice-diretora Prof.ª Patrícia de Araújo Valente, o ex-diretor Prof.º Allyson Nogueira Moreira, coordenadores do Colegiado de Graduação Prof.ª Najara Barbosa da Rocha e Profº Lucas Guimarães Abreu, a superintendente administrativa Silvilene Giovane Martins Pereira, a enfermeira Barbara da Silva Mourthé Matoso, responsável pela organização e biossegurança das clinicas, e finalmente Prof.º Rodrigo Richard da Silveira, quem fez a apresentação da proposta para o vereador Bruno Miranda.

Durante a visita todos  tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Faculdade de Odontologia e verificar pessoalmente o impacto da obra no retorno do número de atendimentos que são realizados pela Faculdade de Odontologia. Num total de 256 cadeiras odontológicas, a escola  apresentava redução na utilização de todas as cadeiras em virtude das restrições da Vigilância Sanitária no período pós-pandêmico, do que significou trabalhar com a metade da nossa capacidade de atendimento.

A partir da conclusão da obra de adequação das divisórias entre esse consultórios,  retomaremos a possibilidade de atender até mesmo mil pacientes por dia nas dependências da Faculdade de Odontologia. A Diretoria da FAO e a Reitoria da UFMG reconhecem o valor e a importância dessa obra, que só se realizou com o direcionamento da verba pelo vereador Bruno Miranda que, além de vereador, é cirurgião dentista e reconhece a importância do investimento na retomada da FAO-UFMG.

Agradecemos ao Vereador pela disponibilização da verba e também pela visita para acompanhar a utilização desse recurso público. Em breve estará pronta para voltar a receber o número máximo de pacientes.

Por Prof. João Batista Novaes Júnior, diretor da FAO-UFMG.