Reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, participa do evento em Brasília na companhia de outras dirigentes universitárias

A reitora Sandra Goulart Almeida e a Ana Pimentel (PT/MG). Foto: Bruno Portella/Fundep

Na pauta, debates sobre a autonomia universitária, os desafios para as mulheres na ciência e a necessidade da retomada do investimento em educação e pesquisa científica. Essas três temáticas orientaram a realização da Semana da Educação Superior, em Brasília, realizada nos dias 23 e 24 de agosto. Durante o evento também foi recriada a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas.

De acordo com a deputada mineira Ana Pimentel (PT), vice-presidente da Frente e professora universitária, a realização da Semana de Educação Superior e a promoção de debate e audiência pública marcam a disposição do Governo Federal em retomar o investimento em educação e pesquisa científica (sobre investimentos leia também neste site).

“Após sucessivas reduções orçamentárias e questionamento da importância dos centros científicos, faz-se necessário debater qual o papel das universidades e dos institutos federais, instituições basilares da ciência e tecnologia nacional, frente a um projeto de superação das inúmeras desigualdades em nosso País.”

Convidada para a Semana da Educação Superior, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, afirmou que está otimista. “Depois de anos de muita dificuldade para as nossas instituições e para a ciência, este tem sido um ano muito especial”, destaca a dirigente. A mudança de postura do governo federal é visível, segundo a reitora da UFMG. “Somente a nossa Universidade recebeu este ano a visita das maiores autoridades federais no campo da saúde, da ciência e da tecnologia e da educação. Em todas as ocasiões foram anunciadas medidas em apoio à ciência, tecnologia e educação”, exemplifica Sandra Goulart Almeida.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas aconteceu durante a comemoração dos quatro anos do Observatório do Conhecimento e constitui importante mecanismo de proteção, fiscalização e acompanhamento das ações institucionais voltadas para o ensino superior.

[por Marcílio Lana com informações da assessoria da deputada Ana Pimentel]