Agenda nos gabinetes da Câmara dos Deputados foi organizada para apresentação de propostas reunidas durante a Chamada Copi

Nesta terça-feira, 03/10, e amanhã, 04.10, a diretora de Cooperação Institucional (Copi), professora Zelia Portela Lobato, está em Brasília, em visita à Câmara dos Deputados. O objetivo é dar continuidade às conversas com mandatos de parlamentares federais mineiros em busca de apoio orçamentário, por meio de indicação de emendas (LOA 2024), para viabilizar a realização de projetos da Universidade. Os recursos originários de emendas parlamentares são considerados como orçamento extraordinário.

Em média, a Diretoria de Cooperação Institucional seleciona três propostas de projetos por mandato, buscando correlação entre a trajetória e atuação parlamentar e a natureza dos projetos. Outros fatores também são considerados, como o território do projeto, a relação de deputados e deputadas com a Universidade, ou mesmo a continuidade de alguma iniciativa.

A diretora da Copi visitará aproximadamente 20 gabinetes. Parte da agenda, pré-marcada com assessores e assessoras a partir de contato prévio, será para apresentar propostas. Estão agendadas visitas aos gabinetes de Célia Xakriabá (PSOL-MG), Diego Andrade (PSD-MG), Dandara (PT-MG), Dr. Frederico (Patriotas-MG), Fred Costa (Patriotas-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Mário Heringer (PDT-MG), Miguel Ângelo (PT-MG), Misael Varella (PSD-MG), Nely Aquino (Podemos-MG) e Odair Cunha (PT-MG).

As outras agendas estão organizadas para dar continuidade a entendimentos já iniciados; os projetos foram apresentados aos assessores e às assessoras em Belo Horizonte. Nessa categoria, estão os mandatos de Ana Pimentel (PT-MG), Bruno Farias (Avante-MG), Delegado Marcelo Freitas (União-MG), Domingos Sávio (PL-MG), Eros Biondini (PL-MG), Duda Salabert (PDT-MG), Igor Timo (Podemos-MG), Rogério Correia (PT-MG) e Patrus Ananias (PT-MG). A assessoria do deputado Pedro Aihara (Patriotas-MG) já sinalizou que tem interesse em apoiar um projeto, por meio da indicação de recursos do Orçamento 2024, que tem por objetivo proporcionar apoio geocientífico e técnico em resposta à ocorrência de desastres naturais e ambientais.

Zélia Lobato ressalta que a Universidade mantem-se institucionalmente aberta ao diálogo com todas as legendas partidárias

“Esta é uma fase de conversas, de diálogo. Apresentamos propostas e também ouvimos, dos parlamentares e de assessores, demandas, que são avaliadas. E como somos uma instituição pública, nosso diálogo é com todas as legendas partidárias. Nós nos colocamos à disposição dos 53 parlamentares da bancada federal mineira; procuramos fazer contato com todas”, afirma a diretora de Cooperação Institucional da UFMG.

Continuidade

Ainda é cedo para conhecer o resultado de prospecção de recursos realizada pela Diretoria de Cooperação Institucional. “Somente com a aprovação do Orçamento para o próximo ano é que vamos conhecer os projetos contemplados. Enquanto isso, continuamos nosso trabalho”, esclarece Zélia Lobato.

A equipe da Copi continua buscando acessar os outros mandatos de deputados federais com os quais ainda não foram iniciadas conversas. Contatos também estão sendo realizados com os senadores mineiros, com os deputados estaduais e vereadores de Belo Horizonte.

Outras iniciativas, como o projeto de desenvolvimento da vacina terapêutica contra o uso e a dependência ao crack e à cocaína, também estão no radar da Diretoria de Cooperação Institucional.
Mais informações em “Diretoria de Cooperação Institucional inicia apresentação de projetos para bancadas mineiras”, de 14.09.2023.

[Por Marcílio Lana – Diretoria de Cooperação Institucional da UFMG]