Recursos serão aportados no projeto de desenvolvimento de vacina contra o uso e a dependência de cocaína e crack

A construção de uma agenda compartilhada, com ações dos ministérios da Educação, da Saúde e da UFMG será organizada para debater o consumo e a dependência de drogas químicas no País. Este é um dos desdobramentos do encontro, realizado em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, na última quarta-feira, 30 de agosto.

A reunião no MEC, solicitada e organizada pelo gabinete da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), é resultado de uma visita da parlamentar mineira à reitora Sandra Goulart Almeida.

Duda Salabert, aliada da educação e da ciência, defende um dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pela Universidade: estudo de um imunizante terapêutico, batizado de CALIXCoca, realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde da UFMG, que congrega pesquisadores(as) das Faculdades de Medicina, Farmácia e do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas.

Da esquerda para a direita: Léo de Brito, chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares do MEC; Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Frederico Garcia, professor e pesquisador da UFMG; Duda Salabert, deputada federal (PDT-MG); Camilo Santana, ministro da Educação; Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG; Marcelo Monteiro, vereador de Lagoa Santa; Vitor Marchetti, Assessor de Assuntos Especiais do Ministro Alexandre Padilha (SRI); e Bruno Portella, Fundep. Foto: Vitor Colares/Gabinete Duda Salabert

A CALIXCoca está na fase de testes toxicológicos, também chamada de etapa pré-clínica, e de produção (desenvolvimento em escala piloto e industrial). A UFMG está em negociações com entidades estatais, públicas e privadas, no Brasil e no exterior, em busca de recursos para a continuidade da pesquisa. Além de recursos para essas duas fases iniciais, são necessários investimentos para outras duas, a regulatória e a de marketing e comercial.

Sinal verde

O ministro Camilo Santana solicitou à UFMG que protocole um pedido de recurso junto ao MEC para a continuidade do projeto da CALIXCoca. A Universidade deve solicitar cerca de R$ 20 milhões, a serem utilizados no desenvolvimento do imunizante e no início da montagem de uma estrutura laboratorial, que oferecerá serviços de síntese, avaliação toxicológica e auxílio regulatório para pesquisadores brasileiros. Este tipo de estrutura inexiste no País, sendo uma das causas da elevação dos custos de pesquisas, atualmente dependentes de laboratórios instalados no exterior que realizam a síntese e a caracterização, em escala piloto, do chamado Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), etapa necessária nas pesquisas com substâncias controladas. A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais já sinalizou que irá aportar R$ 10 milhões no projeto.

Ministro da Educação solicitou à UFMG encaminhe pedido, por ofício, de recursos para a continuidade da pesquisa para o desenvolvimento da CALIXCoca. Foto: Vitor Colares

“Tenho, em muitos eventos públicos, destacado o momento positivo para a educação, para a ciência e para a tecnologia no Brasil. São frequentes e acertadas as agendas e os diálogos que nós, da UFMG, temos construído com autoridades do governo federal. É uma mudança profunda em relação à conjuntura que enfrentamos muito recentemente. Mas resistimos, sobrevivemos, apoiados na capacidade especial e inusitada da Universidade de articulação interna, coesão institucional, resiliência, empatia e adaptação a novas situações”, defendeu a reitora Sandra Goulart. A dirigente da UFMG destacou ainda a relevância do apoio da deputada Duda Salabert: “somos gratos à mediação da parlamentar, que já no seu primeiro mandato, coloca-se ao nosso lado, na defesa de nossas demandas e necessidades”, afirmou.

Reitora da Universidade destaca atuação da deputada Duda Salabert no agendamento da reunião para a apresentação da vacina CALIXCoca. Foto: Vitor Colares

Além do projeto de desenvolvimento da vacina CALIXCoca, foram apresentadas outras demandas ao ministro Camilo Santana. A deputada Duda Salabert destacou a preocupação com a situação de vulnerabilidade social das pessoas, sobretudo em situação de rua, no entorno do terminal rodoviário de Belo Horizonte, localizado na Praça Rio Branco, hipercentro da capital mineira. A parlamentar solicitou ao ministro que avalie a possibilidade de instalação de um equipamento de educação para a Educação de Jovens e Adultos.

Rodoviária de Belo Horizonte, denominada Governador Israel Pinheiro, localiza-se na Praça Rio Branco, 100. Inaugurada em 1971, foi em MG a primeira rodoviária instalada em uma capital brasileira. Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Ao final do encontro, já na antessala do ministro Camilo Santana, o professor Frederico Garcia comentou com a deputada Duda Salabert que a UFMG conduziu recentemente uma pesquisa em torno do perfil social da população central de Belo Horizonte. Uma apresentação dos resultados do estudo será feita para a parlamentar.

Hospitais universitários e PAC
De acordo com a reitora Sandra Goulart, além do apoio à continuidade dos estudos da CALIXCoca, o encontro com o ministro Camilo Santana também tratou dos hospitais universitários, no caso o Hospital das Clínicas e o Hospital Risoleta Tolentino Neves, e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) relacionadas aos campi universitários. Outro tema em discussão foi a implantação de um centro de inovação farmacêutica na UFMG.

Esta é a segunda vez que Sandra Goulart se encontra com o atual ministro da Educação desde que Camilo Santana assumiu a pasta. Em julho, a reitora, dirigentes de outras instituições da América Latina e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica discutiram com o ministro um programa de mobilidade regional via universidades.

[por Marcílio Lana, com informações do Portal UFMG e de Bruno Portella, da Fundep]