A UFMG recebeu, na última semana, os deputados federais Dr. Fernando Máximo (União-RO) e Kim Kataguiri (União -SP). Os parlamentares se reuniram com o professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, que prestou esclarecimentos sobre o potencial de uso da vacina Calixcoca em desenvolvimento para a dependência de crack e cocaína. As visitas dos parlamentares aconteceram, respectivamente, na quinta (30.11) e sexta-feira (1.12). Outras informações sobre o estágio de desenvolvimento da pesquisa também foram apresentados aos parlamentares.

Frederico Garcia, coordenador da pesquisa, é médico, psiquiatra e professor da UFMG. Foto Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

De acordo com  Frederico Garcia , o imunizante não deve ser associado à aplicação indiscriminada em dependentes químicos ou apontado como solução para problemas complexos de saúde pública, como a dependência de drogas e a vulnerabilização da população. O pesquisador destaca que a “vacina deverá ser uma alternativa complementar aos tratamentos usuais para a dependência química desenvolvidos por equipes multidisciplinares, compostas de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.”

Em relação à destinação de recursos, Garcia informou que até o momento, a vacina Calixcoca é financiada pelo Governo Federal, pelo Governo de Minas Gerais (via Fapemig). A pesquisa conta também com uma ampla rede de apoiadores, incluindo integrantes de diversos campos políticos, como o senador Humberto Costa (PT-PE), a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), além de Fernando Máximo e Kataguiri. Existe, ainda, a expectativa que recursos sejam direcionados para o projeto por meio da indicação de emendas parlamentares ao orçamento da União de 2024. O prazo de indicação se encerra amanhã, 5/12.

Frederico Garcia prestou informações aos dois parlamentares (Dr. Fernando Máximo e Kim Kataguiri), que estiveram também no laboratório do NAVeS, na Faculdade de Medicina da UFMG. Fotos: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

[Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina e Centro de Comunicação da UFMG]