Parlamentar, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado, é autor de emendas em apoio a projetos da Universidade

Conversa entre o Senador Carlos Viana, a Reitora Sandra Goulart e a Diretora de Cooperação Institucional Zélia Lobato

A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, recebeu na última sexta-feira, 11/08, em seu gabinete, no campus Pampulha, o senador Carlos Viana. O parlamentar mineiro esteve na UFMG para uma visita de cortesia e para conversar com a dirigente da Universidade sobre possíveis ações e projetos, em especial, nas áreas de ciência e tecnologia. Viana é o atual presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal.

O senador é, inclusive, autor, em nome da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática, de duas emendas parlamentares em favor de dois projetos da UFMG. O primeiro é para apoiar a aquisição de equipamentos para iniciativa coordenada pela professora Glaura Goulart Silva, do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e o segundo, para a compra de equipamentos para o Centro de Microscopia da UFMG, projeto que é coordenado pelo professor do departamento de Física, também do ICEx, Wagner Nunes Rodrigues, vice-coordenador do Centro.

Carlos Viana é egresso da Universidade: formou-se em Gestão Estratégica de Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. O senador também é jornalista, tendo atuado na área por mais de duas décadas, passando por emissoras de rádio e televisão em Minas Gerais.  Em 2018, ingressou na vida política, sendo eleito senador com 3.568.658 votos válidos; o mandato estende-se até 2026. No ano passado, candidatou-se ao governo de Minas Gerais. Ficou em 3º lugar, com 783.800 votos (7,23% do total de votos válidos).

[Com informações do site do TSE]