Dirigente da Universidade ocupa lugar de honra na mesa de autoridades, ao lado da anfitriã, a presidente do TRF 6, Mônica Sifuentes, da ministra Cármen Lúcia e da deputada federal Duda Salabert

Reitora da UFMG ocupa lugar de honra na mesa de autoridades, ao lado da anfitriã, a presidente do TRF 6, Mônica Sifuentes, e outras personalidades femininas Foto: Lucas Alvarenga/COPI-UFMG

A noite desta segunda-feira, 20/08, foi de comemoração para a Justiça Federal em Minas Gerais. A data marcou a celebração do primeiro aniversário do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, resultado do desmembramento do TRF1. O evento foi realizado na Sala Minas Gerais, casa do Instituto Cultural Filarmônica, e contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.

Imagem do convite para a cerimônia de celebração do primeiro aniversário do TRF-6 traz em destaque a logo criada exclusivamente para a ocasião

A identidade alusiva à data contém, ao centro, o desenho de um coração, em traço, na cor fúcsia, resultado da fusão do branco e do vermelho – cores da bandeira de Minas Gerais – e azul, que é a cor da Justiça Federal. O logo ainda frase do ex-aluno da UFMG, o escritor e médico Guimarães Rosa: “A vida…o que ela quer da gente é coragem”, extraída da obra “Grande Sertão Veredas”.

A reitora da UFMG, Sandra Almeida, afirmou, ao final do evento, que recebeu o convite do Tribunal Regional Federal com muito apreço. Para ela, tanto a Justiça quanto a Universidade têm a importante missão de trabalhar, cada instituição à sua maneira, por um País melhor, mais equânime, mais justo, com menos desigualdades e, sobretudo, que respeite as pessoas em suas diferenças.

A dirigente universitária se disse muito honrada por ter dividido o espaço central da mesa de honra da cerimônia com grandes personalidades femininas brasileiras. “A Universidade e a Justiça são instituições fundamentais para o futuro que queremos construir. E a Justiça brasileira poderá contar, sempre, com a nossa Universidade”, destacou a reitora, lembrando que são egressas da Faculdade de Direito da UFMG personalidades e juristas de destaque.

Entre os ex-alunos e ex-alunas ilustres, estão os exs-presidentes da República Afonso Pena,  Artur Bernardes e Tancredo Neves; o vice-presidente Pedro Aleixo; o ministro do TCU Antonio Anastasia; o deputado federal Patrus Ananias; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Francisco Rezek, e além da atual ministra, também do STF, Cármen Lúcia, entre tantos outros.

Breve história

A mobilização do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para a criação do TRF6 teve início sob a presidência do ministro João Otávio de Noronha (2018-2020). Em agosto de 2020, no final da gestão de Noronha, o projeto de lei de autoria do STJ que criou o TRF6 foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

O empenho institucional para concretizar a nova corte continuou a ser prioridade ao longo da gestão de Humberto Martins. Como resultado, o Senado aprovou a proposta de criação do TRF de Minas Gerais em setembro de 2021, e a sanção presidencial ocorreu no mês seguinte. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF 6) foi instalado no dia 19 de agosto de 2022.

TRF-6 foi criado para cuidar dos processos em segunda instância em Minas Gerais. A desembargadora Mônica Sifuentes foi eleita presidente do Tribunal para o biênio 2022-2024.

(Com informações do portal do STF)