Entrega de placa comemorativa foi realizada durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG

Reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, recebe das mãos da presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a deputa Beatriz Cerqueira, e da vice-presidente da Comissão, Macaé Evaristo, a placa em homenagem aos 96 anos da Universidade. Foto: Marcílio Lana

“Nós entregamos esta placa para celebrar a importância da UFMG para o desenvolvimento de nosso estado. Mas também estamos fazendo esta homenagem, na semana de 96 anos da Universidade, para que não esqueçamos o que foi feito com a reitora Sandra Almeida e com o ex-reitor [Jaime Arturo Ramírez]. Vocês foram vítimas da violência, da intolerância”, afirmou a deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Deputada estadual Beatriz Cerqueira enumera, durante a audiência pública, os motivos que motivaram os parlamentares a entrar com o requerimento para a homenagem da Universidade. Foto: Marcílio Lana

A parlamentar referiu-se, em seu pronunciamento, à operação Esperança Equilibrista, deflagrada no dia 6 de dezembro de 2017 para apurar supostas irregularidades na construção do Memorial da Anistia. A operação despertou uma onda de solidariedade e apoio à UFMG e aos dirigentes conduzidos coercitivamente. As repercussões da ação, repudiada por personalidades, intelectuais, entre eles João Bosco, compositor, autor com Aldir Blanc, da música O bêbado e a equilibrista. Na ocasião, por meio de mensagem encaminhada para a Universidade, João Bosco escreveu:

“Recebi com indignação a notícia de que a Polícia Federal conduziu coercitivamente o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Ramírez, entre outros professores dessa universidade … [Esta] operação da PF me toca de modo mais direto, pois foi batizada de Esperança Equilibrista, em alusão à canção que Aldir Blanc e eu fizemos em honra a todos os que lutaram contra a ditadura brasileira. Essa canção foi e permanece sendo, na memória coletiva do país, um hino à liberdade e à luta pela retomada do processo democrático. Não autorizo, politicamente, o uso dessa canção por quem trai seu desejo fundamental.”

Emocionada, a reitora Sandra Almeida Goulart, destacou a importância da homenagem e da referência feita pela deputada à operação da Polícia Federal. “É essencial que lembremos para que jamais esqueçamos o que se passou na história recente deste País”, afirmou, lembrando, em seguida, o apoio da ALMG. “A Assembleia nos apoiou nesse período e teve um papel inestimável na pandemia. Se temos uma vacina brasileira e mineira, é porque contamos com o apoio da ALMG e da prefeitura de Belo Horizonte”, disse, referindo-se à SpiN-TEC, que vai prevenir contra a covid-19, desenvolvida por pesquisadores da UFMG e da Fiocruz Minas.

Três dias antes, homenagem similar foi feita na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), em ato para reabilitação e reinserção política do egresso da Universidade, João Batista Drumond, morto pela ditadura cívico-militar instaurada a partir de 1964. Na ocasião, a pedido do assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda, a canção de Bosco e Blanc foi executada.

Painel do plenário José Alencar indica os parlamentares que protocolaram requerimento para homenagear aniversário da UFMG. Foto: Marcílio Lana

A homenagem da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG aconteceu durante audiência pública para debater “a importância da ciência, inovação e neoindustrialização e o papel da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep”. Os autores do requerimento foram os deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT-MG), Ana Paula Siqueira (REDE), Betão (PT-MG), Celinho Sinttrocel (PCdoB-MG), Cristiano Silveira (PT-MG), Doutor Jean Freire (PT-MG), Leleco Pimentel (PT-MG), Leninha (PT-MG), Lohanna (PV-MG), Lucas Lasmar (REDE-MG), Macaé Evaristo (PT-MG) e Professor Cleiton (PV-MG).

Retorno dos investimentos

Presidente da Finep, Celso Pansera, anuncia R$ 36,9 milhões para projetos em Minas Gerais. Dentre eles, recursos para o Centro de Inteligência e Sustentabilidade do BH-TEC. Foto: Marcílio Lana

Na ocasião, o presidente da Finep, Celso Pansera, anunciou oficialmente repasse de recursos para instituições mineiras no valor total de R$ 36,9 milhões. Mais de R$ 14 milhões serão destinados ao Centro de Inteligência e Sustentabilidade do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que tem a UFMG como sócia-fundadora.

A audiência reuniu também o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e o CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Marco Aurélio Crocco Afonso. Beirão e Crocco são professores aposentados da UFMG. O grupo foi recebido, antes da audiência, pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite.

Deputada Macaé Evaristo ressalta a importância da UFMG para Minas Gerais; representantes da Unimontes e da UFSJ, ambos pró-reitores de Pesquisa; Andréa Macedo, do ICB, que foi representando a APUBH, a Inteligência Coletiva e a SPBC. Fotos: Marcílio Lana

Da esquerda para a direita: Marco Crocco, CEO do BH Tec; a deputada estadual Beatriz Cerqueira; a reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida; o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite Martins; a deputada Lorrana; a reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues; a deputada estadual Macaé Evaristo; o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão; o presidente da Finep, Celso Pansera, e o deputado estadual Ulysses Gomes (PT-MG). Foto: Lucas Alvarenga

[Por Marcílio Lana com informações da Assessoria de Comunicação da ALMG]