Recursos serão aplicados em infraestrutura acadêmica, gerenciamento ambiental, biossegurança nos campi e modernização da área de TI

A UFMG vai receber R$ 11,3 milhões de emenda parlamentar de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aprimorar a sua infraestrutura de pesquisa, ensino e extensão, apoiar atividades de gerenciamento ambiental e biossegurança nos campi e modernizar sua infraestrutura de tecnologia da informação. O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar, que preside o Senado Federal, nesta quarta-feira, dia 23. Ao todo, a emenda apresentada por Pacheco destinará R$ 51 milhões para 11 universidades federais sediadas em Minas Gerais.

O senador Rodrigo Pacheco fez o anúncio em plenário. Foto: Pedro Gontijo /Senado Federal

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida explica que a emenda contempla recursos cobertos pela rubrica capital, destinada à melhoria da infraestrutura, um segmento do orçamento duramente atingido nos últimos anos. “Os cortes chegaram a 80%”, estima a reitora. “Por isso, esses recursos chegam em muito boa hora”, acrescenta. Sandra Goulart conta que as conversas começaram em 2021, quando se encontrou com o senador em Brasília e, no ano passado, Pacheco recebeu os dirigentes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e se comprometeu a apresentar uma emenda em favor das universidades.

Recentemente, a Reitoria da UFMG lançou uma convocação interna para receber propostas de equipamentos e materiais a serem financiados e escolheu aquelas mais adequadas para serem contempladas com recursos de emenda parlamentar. Sandra Goulart destacou que o senador Pacheco tem se mostrado um parlamentar “sensível e cioso do ecossistema de universidades federais existentes em Minas”, o maior do país. “Com os recursos, vamos adquirir equipamentos e realizar intervenções necessárias para melhorar nossa infraestrutura. Nos últimos anos, os recursos que recebemos praticamente só cobriam as despesas de custeio”, registra a reitora.

Reitora da Universidade lançou chamada interna de projetos para receber propostas de equipamentos e materiais a serem financiados e escolheu os mais adequadas para serem contempladas com recursos de emenda parlamentar. Foto: Arquivo UFMG

Na justificativa do plano de trabalho, a UFMG sustenta que sua infraestrutura institucional de pesquisa é formada por laboratórios multiusuários e interdisciplinares, que oferecem acesso a equipamentos e técnicas de alto custo, elevada complexidade e máxima atualização tecnológica. “A incorporação de equipamentos de ponta multiusuários, incluídos neste Plano, fará com que a infraestrutura institucional de pesquisa da UFMG renove sua capacidade e mantenha seu padrão de excelência. Os equipamentos servem às pesquisas mais avançadas nas diversas áreas do conhecimento”, informa-se no documento.

Em suas redes sociais, Rodrigo Pacheco justificou a destinação da emenda para as Ifes mineiras. “As universidades federais sediadas em Minas Gerais são prioridade de meu mandato”, afirmou.

Universidades contempladas
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)