Encontro entre Universidade e a diretoria do Serpro foi organizado com o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes

A Universidade Federal de Minas Gerais e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vão assinar um acordo para a oferta de treinamento continuado para servidores da empresa pública e, em contrapartida, o Serpro MG vai oferecer vagas de estágio para estudantes da Universidade. Outras ações ainda farão parte do Termo de Compromisso.

Reitora Sandra Goulart, deputado federal Reginaldo Lopes, diretores do Serpro-MG e representantes da administração central da Universidade conversam sobre acordo de parceria. Foto: assessoria do deputado Reginaldo Lopes

O acordo é resultado de encontro realizado na tarde de ontem (4/09), no gabinete da reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida. A agenda foi solicitada e apoiada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). O parlamentar é parceiro da Universidade em diversas ações, muitas delas resultando em indicação de recursos orçamentários por meio de emendas impositivas. Um dos projetos recentemente apoiados pelo parlamentar mineiro assegurou a restauração de ornamentos da parede do torreão do solar conhecido como Casa Padre Toledo, equipamento cultural da UFMG, localizado na cidade histórica de Tiradentes.

O encontro contou a presença dos diretores de Tecnologia da Informação (DTI), da Universidade, de representantes da diretoria do Serpro-MG, da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, do deputado federal Reginaldo Lopes e da diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Zélia Portela Lobato.

“É muito importante a construção de parcerias entre a UFMG, organizações do setor público, como o Serpro, e também com organizações da sociedade civil e o setor privado. A Universidade é um campo rico de conhecimento, uma fonte geradora de inovação e é nossa missão institucional compartilhar o que produzimos em nossos campi“, destaca a reitora. “Estamos muito felizes com esta ponte feita pelo deputado Reginaldo Lopes, que enxergou como duas organizações do setor público podem trabalhar em conjunto para a oferta de melhores serviços para a sociedade”, completou Sandra Goulart.

Da esquerda para a direita: Marco Aurélio Sobrosa Fiedl, diretor de Pessoas do Serpro; Alexandre Gonçalves de Amorim, diretor-presidente do Serpro; Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG; Zélia Lobato, diretora de Cooperação Institucional da Universidade; o deputado federal Reginaldo Lopes; Dorgival Guedes, diretor de Tecnologia da Informação da UFMG. Foto: assessoria do gabinete do deputado

Para a diretora de Cooperação Institucional da UFMG, o termo de compromisso que começa a ser desenhado também será “importante para oportunidades de estágios para estudantes de áreas compatíveis com a atuação do Serpro-MG”. Zélia Lobato também destaca a atuação do deputado federal mineiro. “Eu já afirmei em outras oportunidades. O Reginaldo Lopes é um parlamentar próximo da UFMG, sensível às nossas demandas. E, agora, ele consegue fazer uma ponte, conectando a nossa universidade ainda mais com a sociedade”, afirma.

O Serpro é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Criado pela Lei nº 4.516, de 1 de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública, possui instalações prediais em 11 capitais do País e está presente em todos os Estados, com atendimento em 400 municípios, sendo que em 112 deles de forma presencial.

Aproximação entre a UFMG e o Sepro contou com o apoio do deputado Reginaldo Lopes. Fotos: assessoria do parlamentar

[por Marcílio Lana com a colaboração da professora Zélia Lobato]