Apoio à permanência de estudantes indígenas na UFMG

A necessidade de democratização do ensino superior no Brasil levou a ampliação de vagas e a novas metodologias de ingresso nas universidade públicas, tendo sucesso ao trazer para a comunidade universitária setores sociais historicamente excluídos destes espaços. Porém, estas importantes medidas colocaram para as Universidades Públicas um novo desafio: a construção de políticas que garantam a permanência dos estudantes. Neste contexto, a UFMG se destaca ao desenvolver políticas qualificadas de apoio estudantil, que tem por princípio a qualificação de suas ações em consonância com a diversidade de seus estudantes.

Valor: R$ 330.000,00 (GND 3)

Relevância: existem ações específicas de apoio à permanência de estudantes indígenas na instituição, porém sempre existe a necessidade de qualificação e ampliação destes para que haja de fato a democratização do espaço e formação universitária.

Visibilidade: reforçar o comprometimento com as pautas dos povos originários; alinhar imagem da Universidade com iniciativas socialmente relevantes; reafirmar com compromisso com a Educação e a Ciência.

Coordenação: Prof.º Matheus Anchieta Ramirez, diretor da Fundação Mendes Pimentel, entidade executora das políticas de assistência estudantil na UFMG.