Compra direta para fortalecer a diversidade no campo

A compra direta da Agricultura Familiar é uma importante política de inclusão mercadológica da produção deste segmento do meio rural. Porém, muitas prefeituras não conseguem cumprir o mínimo legal de 30% do valor de compra deste segmento devido a questões relacionadas à organização dos produtores e a previsibilidade de entrega dos produtos pelos agricultores. Neste sentido a UFMG e a FUMP, por meio da sua política de Alimentação Universitária, servem mais de 14 mil refeições por dia, e neste volume alcança rubrica de valor de compra superior a 30%. Porém, sente-se a necessidade de ampliar a compra direta da agricultura familiar mas de modo inovador com a compra de produtos de comunidades e povos tradicionais como os quilombolas e também de grupos de agricultoras/o/es familiares diversos com destaque para os LGBTQIA+.

Abrangência: Pequenos produtores rurais.

Valor: R$ 330.000,00 (GND 4)

Relevância: aumentar a visibilidade entre grupos de agricultores familiares beneficiados pelas compras diretas, se opondo ao agronegócio; reafirmar o compromisso com a segurança alimentar, a alimentação de qualidade e a justiça social; reafirmar o compromisso com povos tradicionais como quilombolas, indígenas e grupos diversos de agricultores familiares..

Coordenação: Prof.º Matheus Anchieta Ramirez, diretor da Fundação Mendes Pimentel, entidade executora das políticas de assistência estudantil na UFMG.