O Curso Básico de Gestão de Documentos Arquivísticos é ofertado para servidores da UFMG e para o público em geral que se interessa pela temática. O curso visa contribuir para a difusão de conhecimento e de boas práticas de produção, utilização e destinação de documentos arquivísticos. A boa gestão de documentos leva à eficiência administrativa, à economia de recursos, à transparência e à preservação da história e da memória institucionais.
ÚLTIMA PUBLICAÇÃO:
28/04/2023
Lista de candidatos aprovados
COMUNICADO IMPORTANTE:
EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO CURSO
Informamos que os certificados de conclusão do curso serão emitidos em até 30 dias após o encerramento da oferta para aqueles que completarem todas as atividades e obtiverem, no mínimo, 60 pontos nas avaliações.
Os certificados são documentos oficiais, emitidos pelo CENEX-ECI da UFMG, que atestam a participação e a conclusão bem-sucedida do Curso. Essa conquista representa o reconhecimento do seu empenho e dedicação na busca por conhecimentos na área específica do curso.
Para ter acesso ao seu certificado, as instruções e os procedimentos necessários para o download serão encaminhados para o e-mail informado no momento da inscrição. Fique atento(a) à sua caixa de entrada e verifique também a pasta de spam, caso necessário.
Agradecemos a todos pelo empenho demonstrado ao longo do curso e esperamos que essa conquista seja motivo de orgulho e motivação para que continuem investindo em suas trajetórias profissionais.
Atenciosamente,
Equipe Diarq.
Trata-se de um curso de extensão oferecido na modalidade Educação a Distância e autoinstrucional. A carga horária é de 30 horas e tem duração de 5 semanas. Os participantes aprovados receberão certificado digital.
O curso está organizado em quatro unidades. A primeira aborda o conceito de documento arquivístico e trata da função instrumental dos arquivos para as atividades administrativas e para a construção da história e memória. A segunda unidade apresenta noções básicas de gestão de documentos e desenvolve os temas da identificação, da classificação, da destinação e da eliminação de documentos. A terceira unidade aborda a produção documental no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema utilizado na UFMG e na administração pública em geral. A última unidade apresenta noções básicas de guarda física e preservação de documentos arquivísticos.
DATA | ETAPA DO PROCESSO |
17/04/2023 | Publicação do edital |
24 a 26/04/2023 | Inscrições |
28/04/2023 | Divulgação da lista de inscritos no número de vagas |
22/05 a 23/06/2023 | Oferta do curso |
Serão disponibilizadas 90 vagas, sendo 40 reservadas para Servidores Técnicos Administrativos e Docentes da UFMG e 50 para o público em geral.
A seleção dos candidatos inscritos na reserva de vagas para público amplo se dará por ordem cronológica de inscrição.
Os critérios para seleção dos servidores da UFMG serão definidos pela ProRH, conforme edital.