Diarq abre edital para processo seletivo de estágio não obrigatório

A Diretoria de Arquivos Institucionais  da UFMG (Diarq) abrirá, no dia 11/05/2022, às 8h00, as inscrições para preencher dez vagas  de estágio não obrigatório e formação de cadastro de reserva. As inscrições encerram-se às 17h00 do dia 18/05/2022.

Podem se candidatar alunos regularmente matriculados nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e História da UFMG e que estejam cursando do primeiro ao quinto semestre da graduação do seu respectivo curso no ato da convocação.

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais durante o período de 12 meses e o aluno receberá bolsa no valor de R$ 787,98 mensais e auxílio-transporte em pecúnia por dia efetivamente estagiado, no valor correspondente a R$10,00 (dez reais).

O candidato aprovado poderá ser convocado para estagiar nas dependências da UFMG no Campus Pampulha ou no Campus Saúde, em Belo Horizonte.

Como atribuições do estágio, estão: executar rotinas e práticas arquivísticas; organizar e tratar massa documental acumulada e arquivos montados nos setores de trabalho; proporcionar e agilizar a recuperação de informações técnico-científicas e administrativas; preservar, conservar documentos, abrigando-os em local adequado e em condições físicas adequadas; possibilitar a utilização de tecnologias de informação voltadas para o gerenciamento da informação arquivística; auxiliar na implantação de projeto de políticas arquivísticas para a UFMG; realizar atividades com auxílio de ferramentas do Office.

A seleção ocorrerá em duas etapas que consistem na aplicação de provas objetivas e entrevistas. Recomenda-se que o candidato leia atentamente ao Edital, disponível na página da Diarq.