DIARQ participa do Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado no Paraguai

No período de 7 a 10 de novembro, a Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ) esteve representada na X Reunião de Arquivos Universitários, realizada no âmbito do Congresso de Arquivologia do Mercosul, sediado no Paraguai.

Durante o evento, a Técnica de Arquivo Lilian Aparecida Moreira Reis e a Assistente em Administração Erika Campos Martins Fernandes apresentaram o trabalho intitulado “As transformações decorrentes da Pandemia de COVID-19 na gestão de documentos da UFMG”.

O congresso, sediado na Universidad Nacional de Asunción (UNA), em San Lorenzo, Paraguai, teve como tema central “Los desafíos de los Archivos y Archivistas en la Sociedad de Pos Pandemia”.

O objetivo principal do congresso é fortalecer os laços de cooperação arquivística entre os países participantes, promovendo o compartilhamento de experiências e conhecimentos que contribuam para o aprimoramento do setor em escala global.

Os eixos temáticos abordados no evento incluíram:

1. Los Archivos y la Pandemia por COVID-19.
  2. Transparencia Gubernamental y Acceso a la Información.
  3. Gestión Documental Electrónica y Preservación Digital.
  4. Formación Profesional Archivística.

A participação ativa da DIARQ neste evento destaca o comprometimento da diretoria com a eficiência administrativa e a preservação da memória institucional e também demonstra estar alinhada às mais recentes discussões e tendências da área arquivística.