Orientações Técnicas (OTs)

É com satisfação que compartilhamos as mais recentes orientações técnicas destinadas à padronização de procedimentos na UFMG. Estas diretrizes representam um marco significativo em nossa busca constante pela excelência, visando aprimorar a eficiência e qualidade dos processos.

A consulta às OTs ajuda a comunidade de servidores docentes e técnicos-administrativos da UFMG a manter-se atualizados e alinhados com as melhores práticas. Com cooperação e dedicação, construímos um futuro mais uniforme e eficaz na UFMG.

Uma orientação técnica, também conhecida como diretriz técnica, é um documento ou conjunto de instruções detalhadas voltadas para a área de organização de arquivos, que visa fornecer orientação, recomendações ou melhores práticas. Essas diretrizes são desenvolvidas por especialistas na área de organização de arquivos com o objetivo de padronizar procedimentos, resolver problemas, promover a qualidade e eficiência na gestão de informações e documentos e estabelecer critérios claros para a organização, armazenamento e recuperação de documentos.

A Consultoria Arquivística tem por objetivo prestar orientação especializada às unidades administrativas e acadêmicas da UFMG, objetivando, assim, melhores condições para a organização, transferência, guarda e preservação dos documentos, além de torná-los rapidamente disponíveis aos usuários, seguindo os parâmetros de metodologia arquivística e da legislação vigente. A execução dos trabalhos fica a cargo da administração das unidades demandantes.

COMO PROCEDER PARA SOLICITAR UMA CONSULTORIA ARQUIVÍSTICA:

O responsável pela unidade setorial deve solicitar o agendamento da Consultoria Arquivística pelo e-mail: info@diarq.ufmg.br ou entrar em contato pelo “fale conosco“.

A DIARQ entrará em contato com o responsável pela unidade setorial para agendamento de visita técnica e demais procedimentos necessários ao setor.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS (OTs)

Compartilhe