Vice-Diretora da DIARQ e Ex-Estagiários Recebem Reconhecimento Internacional da ALA

A Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ) parabeniza a vice-diretora Maria Juliana Nunes da Silva pelo recebimento do Prêmio ALA 2024 à Pesquisa em Arquivologia, Arquivos e Gestão Documental, promovido pela Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). A premiação reconheceu sua tese de doutorado “Avaliação de documentos de arquivo: estudos sobre construções científicas internacionais e brasileira”, defendida na UFMG.

Na mesma premiação, os ex-estagiários da DIARQ Suellen Alves de Melo e Dalton Garcia do Carmo receberam menções honrosas por seus trabalhos de doutorado e mestrado, respectivamente. Suellen foi reconhecida pela pesquisa “A terceirização da guarda e da gestão de documentos na Prefeitura de Belo Horizonte e suas implicações na gestão, difusão e acesso”, enquanto Dalton foi destaque com a dissertação “Digitalização de substituição: análise do Decreto nº 10.278/2020 e da produção do representante digital”, também desenvolvida na UFMG.

O prêmio tem por objetivo promover o conhecimento sobre a função dos arquivos na sociedade e nas organizações, o desenvolvimento e a divulgação da arquivística, bem como estimular o trabalho de pesquisa sobre esses temas realizado também por outras disciplinas, em instituições públicas e privadas ou por acadêmicos independentes.

O reconhecimento dos três pesquisadores reforça a relevância das experiências formativas oferecidas pela DIARQ, bem como sua contribuição para a pesquisa arquivística no Brasil alinhado a prática na área.

Confira os detalhes da premiação no site da ALA: https://alaarchivos.org/premiosala/

Compartilhe