A UFMG realizou nos dias 1º, 2 e 3 de março a Semana de Orientação do Estudante Internacional (SOEI) promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG). O evento deu as boas-vindas aos setenta e seis estudantes internacionais recém-chegados à universidade para cursar o 1º semestre de 2023.
A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Centro de Atividades Didáticas 2 e contou com a participação do vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira, e da diretora-adjunta da DRI, professora Bárbara Malveiro Orfanò.
Entre as atividades do primeiro dia, houve a apresentação do coral da Faculdade de Letras (FALE-UFMG). Além de informações sobre oportunidades para os estudantes estrangeiros, como a possibilidade de cursar a disciplina a “Português como Língua Adicional” (PLA), coordenada pelo professor Henrique Leroy da Faculdade de Letras da UFMG, e, também, de participar do programa de voluntariado internacional da prefeitura de Belo Horizonte, organizado por Bruno Pimenta Starling, no qual os intercambistas poderão atuar nos órgãos públicos do município.
O setor de Acolhimento da DRI, coordenado por Elaine Parreiras, fez uma breve apresentação sobre “Conhecendo a UFMG”, com o apoio das bolsistas Júlia Cerqueira e Luísa Perini. Já os trâmites administrativos ficaram sob orientação do Setor de Admissão Internacional da DRI, com o “Simplificando a UFMG”, coordenado por Cristiane Xavier, com a colaboração das bolsistas Rachel Marques e Edimila Cunha.
No segundo dia de recepção, foi planejado um “Campus Tour”, uma caminhada pelo Campus Pampulha da UFMG e suas unidades acadêmicas, além dos Centros de Atividades Didáticas e os Restaurantes Universitários (RUs) – conhecidos como “bandejão” -, assim como uma visita guiada ao “Jardim Mandala” na Faculdade de Educação (FAE/UFMG).
O encerramento do evento aconteceu no dia 3 de março com o encontro dos estudantes internacionais e dos discentes do Pré-PEC-G com seus padrinhos e madrinhas da comunidade acadêmica da UFMG, selecionados pelo Programa de Apadrinhamento da DRI, que oferece apoio aos estrangeiros para acompanhá-los durante o semestre. Houve ainda atividades de interação cultural, entre elas um “amigo-secreto”, no qual foi sugerido aos participantes presentarem com “souvenir” de seu país de origem, além de aulas de forró com Cláudia Ariela, monitora voluntária e estudante de graduação do curso de Gestão de Serviços de Saúde.
Conheça alguns dos estudantes internacionais 2023/1 no link.