Professora Rosalba Principato fala sobre a comunicação gestual típica dos italianos

Aconteceu dia 15 de outubro, às 11h30, a palestra intitulada “La vera lingua degli italiani”, ministrada por Rosalba Principato, leitora do Ministério da Educação italiano e professora de língua italiana na Faculdade de Letras da UFMG, que faz parte de uma série de webinários com foco em língua e cultura, promovida pelo setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais – DRI da UFMG.

Na ocasião, Rosalba nos conduziu a uma viagem histórica pela Itália antes de ser unificada e apresentou um mapa linguístico de mais de 500 línguas e dialetos. Contou que a língua italiana se aprende na escola, mas em casa se fala o dialeto de cada região.

Apresentou também alguns áudios de falas e canções para que observássemos os diferentes dialetos italianos existentes, e disse que nem ela, que é italiana, nascida na Calábria, consegue entender alguns deles. Essa seria a razão de os italianos falarem com as mãos, pois é o meio comum de serem entendidos em todas as regiões da Itália. Assim, Rosalba concluiu que a verdadeira língua dos italianos são os gestos e as expressões faciais, e que cada gesto não é uma palavra, mas um conceito e uma ideia.

Em seguida, a professora apresentou alguns gestos e perguntou o que achávamos que significavam. Após algumas tentativas dos participantes, Rosalba reproduziu os gestos e traduziu cada um deles.

Ao final, Marcos Araújo, servidor do setor de Proficiência Linguística da DRI, abriu para perguntas dos participantes que contribuíram com suas curiosidades, além de parabenizaram a esclarecedora palestra.

Confira a palestra aqui.