A Jornada de Língua Inglesa, que aconteceu na última sexta-feira, 24 de junho, na Faculdade de Letras (FALE) e no CAD II teve como objetivo promover a aprendizagem de línguas estrangeiras, fortalecer a internacionalização da UFMG e discutir estratégias para a formação de professores e a relevância do aprimoramento linguístico dos envolvidos no processo de estudo de línguas estrangeiras.

Na abertura do evento foi realizada a primeira mesa-redonda “Programas de extensão e a formação de professores”, que abordou a construção de professores através do programa Idiomas Sem Fronteiras, expondo os problemas, aflições e fatores que fazem parte do processo, além da discussão sobre a aposta na contingência diante dos impasses no processo de formação continuada.

Em seguida, como parte da programação foram realizados também Grupos de Trabalho que agregaram representantes de diversas instituições ligadas aos programas Idiomas Sem Fronteiras e Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras para apresentar as iniciativas de ensino, pesquisa e divulgação cultural feitas nas instituições, afim de identificar oportunidades para a realização de pesquisas e atividades conjuntas entre as entidades participantes.

Além disso, membros da comunidade universitária como docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes além de professores da rede pública puderam participar das oficinas voltadas para o ensino de língua inglesa e práticas linguísticas, que abordaram temas como o uso de filmes, jogos e aplicativos na aprendizagem, pronúncia, preparação para testes de proficiência e a diferença entre as culturas.

Antes da mesa de encerramento, ocorreu a segunda mesa-redonda “A relação entre o programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores” que discorreu sobre o programa Idiomas Sem Fronteiras em um contexto nacional e a atuação e relevância da UFMG no programa levando em consideração a formação inicial dos professores de línguas estrangeiras com fins acadêmicos.

Para finalizar o evento foi realizada a mesa de encerramento para falar do evento, bem como fazer os devidos agradecimentos.

Confira abaixo a cobertura fotográfica com algumas fotos do evento. Clique aqui para visualizar o álbum de fotos da Jornada de Língua Inglesa no Facebook.