Na última sexta-feira, dia 21 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte a reunião do lançamento oficial da nova edição do Programa Embaixadores Universitários da França em Minas Gerais. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Cooperação e a Ação Cultural da Embaixada da França para Minas Gerais (SCAC) em parceria com a UNIMINAS e com o apoio do Campus France, tem como objetivo promover a presença francesa nas universidades mineiras e nos locais em que estão inseridas, de modo a incentivar a comunidade acadêmica a conhecer melhor a cultura francófona e desenvolver a cooperação com a França.

Na reunião, compareceram os 14 Embaixadores já recrutados dentro das 15 Universidades parceiras. Estiveram presentes também representantes do Campus France, da Aliança Francesa de Belo Horizonte, FAPEMIG e SECTES – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, além do Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes.

A nova embaixadora universitária na UFMG é a aluna de comunicação social, Patrícia Campos de Freitas, que poderá sem contactada através do email ufmg.france@gmail.com. Os embaixadores universitários contam também com páginas no Facebook, onde serão divulgadas diversas atividades e oportunidades para promover o contato da comunidade acadêmica com a cultura e os estudos francófonos. Para saber mais acesse www.facebook.com/EUFUFMG e www.facebook.com/EUFMG.

Este é um este programa piloto no Estado de Minas Gerais, e conta atualmente com 15 instituições de ensino superior parceiras.

Embaixadora universitária na UFMG
Crédito da foto: Facebook Embaixadores Universitários da França – Minas Gerais