No dia 6 de março de 2015, Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, e Míriam Jorge, diretora adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, participaram de reunião com uma delegação holandesa no quarto andar da reitoria da UFMG.

Estavam presentes no encontro o Sr. Hans Schutte, Diretor Geral de Ensino Superior, Educação Profissional, Ciência e Emancipação do Ministério Holandês da Educação, Cultura e Ciência, o Sr. Arjen Uijterlinde, Cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, e outros representantes, conforme listado aqui.

Entre os institutos que foram representados na reunião estavam o Shipping Transport College (STC), a universidade The Hague University of Applied Sciences (THUAS) e a Nuffic Neso Brazil, agência que oferece bolsas para estudantes em universidades holandesas.

Hans Schutte e Sandra Goulart Almeida             Foto: Foca Lisboa

Na ocasião foram discutidas as parcerias firmadas entre o Brasil e a Holanda, o programa Ciência sem Fronteiras, e o projeto Living Lab BioBased Brazil, iniciativa apoiada pela Nuffic que tem como objetivo a internacionalização do ensino superior e a inovação sustentável por meio da parceria entre universidades, agências governamentais e empresas dos países envolvidos, estimulando a mobilidade acadêmica de estudantes.

Ainda na reunião os presentes tiveram a oportunidade de discutir o papel da universidade em parcerias público-privadas e trocar experiências que envolvem a cooperação entre prefeituras e universidades, tendo em vista a promoção da cidade como um centro estudantil com uma rica vida acadêmica e cultural.

Comitiva Holandesa                                               Foto: Foca Lisboa

Prosseguindo com as atividades agendadas, a comitiva também visitou o Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), no Departamento de Química da UFMG. Após a visita, a programação foi encerrada.

Foto: Foca Lisboa