Informações para os alunos da UC Chile que participarão do Curso de Verão de Português como Língua Adicional entre os dias 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024.

Abrir

Como se locomover a partir do Aeroporto Internacional de Confins

No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, há o serviço de ônibus Conexão Aeroporto. Suas rotas vão até o Centro, parando no Terminal Rodoviário ou na Avenida Álvares Cabral.

Você poderá pegar a linha que vai para o Centro passando pela Avenida Antônio Carlos, com destino final no Terminal Rodoviário. Nessa linha, denominada “paradora”, você poderá descer no ponto em frente à UFMG. O local de desembarque dependerá do local mais próximo ao seu alojamento. A passagem custa entre 40 e 50 reais.

ATENÇÃO! Em alguns horários, indicados no guichê de compra de passagem, a linha toma outro caminho para o mesmo destino (centro ou rodoviária), passando pela Avenida Cristiano Machado. Pegando esse itinerário, você não passará pelo Aeroporto da Pampulha ou Avenida Antônio Carlos, onde a UFMG está localizada. Solicite informação no momento da compra do bilhete.

Uma outra opção é pegar um táxi ou usar aplicativos de viagem, a rota que vai do Aeroporto Internacional Tancredo Neves até o Centro de Belo Horizonte custa entre 100 e 150 reais, variando de acordo com as condições. Para a região da UFMG, a tarifa varia de 90 a 140 reais.

Da estação UFMG à Moradia Universitária

Para se deslocar do ponto em frente à UFMG (estação UFMG), até a moradia universitária, pegue o ônibus 5106 no sentido Bandeirantes. Isso pode ser feito no mesmo ponto, mas na cabine ao lado. O ponto mais próximo às moradias é o Av. Otacilio Negrão de Lima 3774. A partir dele, deve-se andar pela rua Versília até a Av. Fleming, onde estão as moradias. A moradia é número 394.

Para esse trajeto pode ser mais cômodo pegar um táxi, com valores variando de 15 a 25 reais.

Observação!

Informações obtidas e atualizadas em 2024, é necessário sempre consultar as possíveis alterações e atualizações nos sites e aplicativos dos serviços.

Conexão Aeroporto

Site: https://conexaoaeroporto.com.br/horario-cnf-bh/

Telefone: Terminal Aeroporto Confins (31) 3689-2989

Os participantes do Curso de Verão de Português como Língua Adicional poderão utilizar o no transporte coletivo que interliga as Moradias Universitárias ao Campus Pampulha da UFMG. Confira aqui o cronograma do transporte durante o período do curso.

Informações sobre a moradia:

Todos os estudantes deverão obter o seguro saúde (seguro viagem) de ampla cobertura, válido por todo o período da mobilidade acadêmica, deve incluir, pelo menos, assistência médica por acidente ou enfermidade e repatriação médica e funerária.

Não há custo para acomodação nas vagas da DRI/UFMG na moradia universitária da UFMG para os alunos da UC Chile que participarão do Curso de Verão de Português como Língua Adicional.

Data entrada: a partir do dia 20 de janeiro de 2024.

Data de saída: 04 de fevereiro de 2024.

Convém ressaltar que trata-se de um recinto tipicamente universitário, deste modo, será compartilhado com eventuais hóspedes (do mesmo sexo).

Itens disponíveis:

A quitinete na qual você ficará possui duas (02) camas de solteiro no complexo Ouro Preto I dispostas em um ambiente em comum, assim como uma pequena sala com mesa e cadeiras, cozinha, um banheiro e guarda-roupa. Na cozinha há um fogão a gás, geladeira e armários com utensílios (pratos, talheres, copos, etc.), além de ferro e tábua de passar roupa. Possui, também, uma área para lavar e secar roupa.

A Moradia oferecerá roupas de cama e banho. O kit contém lençol, fronha, edredom e toalha.

Localização:

Você pode se dirigir à Moradia I (a portaria funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana), no endereço:

Moradia I – Avenida Fleming, 394, Bairro Ouro Preto, Belo Horizonte CEP 31310-490.

Importante: Ao chegar à Moradia, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto para retirar a chave que já estará reservada na portaria.

Após a entrada na Moradia, gentileza se dirigir, em dia útil, à Administração Central para:

• assinar o Termo de Compromisso contendo os dados e período de hospedagem;
  • receber o regulamento interno para hospedagem;

Internet:

A senha para o acesso do Wi-Fi será informada antes do início do curso em momento oportuno.

Colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários referente à sua hospedagem.

Contatos:  proficiencia@dri.ufmg.br

Desejamos uma boa hospedagem e um ótimo período de estudos.

Conheça BH!