Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o ELAP é um programa do governo canadense que concede bolsas para mobilidade acadêmica no país a estudantes da América Latina. Para alunos de graduação, é necessário que exista pelo menos um acordo de cooperação válido entre a universidade de destino e a UFMG. No entanto, para a pós-graduação o mesmo não se aplica. É importante ressaltar que caso a universidade solicite uma nomeação por meio de convênio de intercâmbio vigente, essa nomeação só será concedida aos estudantes alocados no Edital Unificado para essa mesma instituição e período de mobilidade. É de responsabilidade do estudante interessado buscar as informações sobre o processo seletivo de cada universidade parceira, fornecendo, dentro do período de aplicações, a documentação necessária para que a DRI consulte as instituições sobre a elegibilidade de cada aluno. Mais instruções são divulgadas durante o período de candidatura no site e redes sociais da DRI.