No último dia 9 de novembro a UFMG recebeu a visita das Professoras Alessandra Gallerano da Universidade Roma La Sapienza e Maura Pazzi da Universidade de Bolonha. Elas vieram ao Brasil para divulgar o Programa Ciência sem Fronteiras na Itália e proferiram, na UFMG, uma palestra sobre o tema.

Em 2012, foram ofertadas 2411 vagas para alunos brasileiros de graduação, doutorado e pós- doutorado em instituições italianas situadas em cidades como Roma, Turim, Milão, Pádua, Bolonha, Florença e Trento.  As universidades do país possuem tradição milenar de qualidade e diversidade no ensino superior. Além disso, a Itália possui fortes laços socioculturais e econômicos com o Brasil.

As representantes das universidades italianas enfatizaram que, além de estudar, os alunos matriculados Programa Ciência sem Fronteiras podem também fazer Estágios Integrados. Essa modalidade consiste em seis meses de estudo em uma universidade e seis meses de trabalho em empresas como a Telecom Itália ou em laboratórios das próprias universidades. Mais informações são encontradas no site   http://www.iicsanpaolo.esteri.it