FAQ

Minas Mundi

Quando ocorre o processo seletivo?

O processo seletivo do Minas Mundi é realizado uma vez ao ano, durante o primeiro semestre. São selecionados alunos para realizar o intercâmbio no primeiro ou segundo semestre do ano seguinte.

Quais as recomendações aos interessados antes mesmo do lançamento do edital?

É aconselhável que você se informe nos editais anteriores bem antes do processo seletivo que irá tentar. Fique atento principalmente aos prazos dos exames de proficiência exigidos pelas universidades. Além disso, ter o passaporte em mãos e com a validade em dia é sempre de grande importância.



Qual o exame de proficiência exigido no Minas Mundi?

A maioria das universidades aceita o exame do CENEX-FALE, mas a exigência pode variar de acordo com a instituição e o edital. O calendário anual de exames do CENEX é divulgado com antecedência. Mais informações no site: (http://www.letras.ufmg.br/cenex/proficiencia.html)


Preciso provar proficiência para tentar intercâmbio em Portugal?

Não. Portugal é o único país que não é preciso atestar proficiência para participar do programa Minas Mundi.


Quais os quesitos usados para avaliação durante o Processo Seletivo?

De acordo com o último edital, os seguintes quesitos foram levados em consideração para avaliar os interessados: RSG; Carga Horária Integralizada (CHI); Currículo (iniciação científica, monitoria, extensão, experiência profissional); Carta de Intenção / Proposta de Intercâmbio; Conhecimento sobre a instituição estrangeira; Conhecimento e capacidade de divulgação da UFMG no exterior; Benefícios acadêmicos e pessoais trazidos pelo intercâmbio; Contribuição à UFMG quando do retorno do intercâmbio; Conhecimentos relacionados ao curso do candidato na UFMG.


No ato da inscrição

Posso me inscrever em mais de uma Universidade estrangeira?
É dada a opção de escolha de duas universidades, porém, o aluno será aprovado em apenas uma, não havendo opção de escolha posteriormente.

O Minas Mundi oferece algum tipo de ajuda financeira?

Sim, porém, as modalidades de bolsa tendem a variar a cada ano. Dessa forma, é necessário consultar especificamente o edital para o qual você vai se inscrever.


Como funciona a lista de excedentes do Minas Mundi?

Os excedentes do Programa serão chamados à medida que algum selecionado desista.

Já fiz intercâmbio pela DRI, posso tentar o Minas Mundi mesmo assim?

Sim. Se você tentou outro programa de intercâmbio anteriormente você pode tentar o Minas Mundi normalmente. Caso você já tenha realizado intercâmbio pelo Minas Mundi, o único impedimento é que você não pode pleitear auxílio financeiro mais de uma vez.



Ciência sem Fronteiras

Comprovantes de participação em programas

O que são os comprovantes de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência exigidos pela Capes?
Esses comprovantes são documentos que atestam que você participou de programas de iniciação científica, programas tecnológicos desenvolvidos pela Universidade e/ou programas de monitoria. O aluno não precisa necessariamente ter recebido bolsa de auxílio financeiro, porém, essa documentação tem que estar assinada pelo representante do Colegiado/Seção de Ensino do curso de graduação ou pelos representantes das Pró- reitorias de Pesquisa, Graduação e Extensão ou ainda por um representante do CNPq.


Existe a possibilidade dos prazos do Ciência sem Fronteiras serem prorrogados?

O Ciência sem Fronteiras é um programa promovido e coordenado pela Capes. Dessa maneira, não sabemos se haverá prorrogação dos prazos, sejam eles de inscrição ou de apresentação do Certificado de Proficiência. Caso isso aconteça, a Capes e a DRI darão ampla divulgação ao fato.


Códigos diferentes para o mesmo curso

Na inscrição no Ciência sem Fronteiras percebi que existem dois códigos diferentes para o meu curso. Qual deles devo utilizar? Segundo informado pela Capes, no ato da inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, caso haja dois cursos com mesmo nome, porém com códigos diferentes, o aluno poderá escolher qualquer uma das opções. O que será avaliado posteriormente será o histórico que o aluno anexar no ato da inscrição e a referência com o curso escolhido na lista do Ciência Sem Fronteiras.

Histórico

No ato de inscrição do Ciência sem Fronteiras posso postar o histórico disponível na plataforma MinhaUFMG ou devo apresentar o histórico emitido pelo Colegiado/Seção de Ensino do meu curso? O histórico de notas que consta na plataforma MinhaUFMG não tem valor legal, ele é apenas consultivo. Dessa forma, só será considerada válida a inscrição que apresentar o Histórico Escolar emitido pelo Colegiado/Seção de Ensino, que contenha o carimbo oficial e que seja assinado pelo Secretário ou Coordenador do curso.

Inscrição em mais de uma Chamada do Programa Ciência sem Fronteiras

Posso me inscrever para mais de uma Chamada do Programa Ciência sem Fronteiras?
Não. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitando-se a data limite de inscrição, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.


A universidade estrangeira exige tradução juramentada dos meus documentos.

A DRI faz esse serviço? Não. A DRI não faz tradução juramentada. É importante lembrar que, no caso do Programa Ciência sem Fronteiras, a Capes não dá ajuda de custo para traduções. Existe a possibilidade da DRI certificar a tradução da documentação, mediante o original em português, caso o seu colegiado/Seção de Ensino se recuse a certificar.

Posso me candidatar a mais de um país?

Não. Cada aluno pode candidatar-se a apenas um edital por vez. No site do Ciência sem Fronteiras se o aluno for fazer uma segunda inscrição, estará alterando a opção de país da primeira. Ficará salva a última alteração feita no sistema de inscrições. ATENÇÃO: Alunos que apenas preencherem os formulários no site do Ciência sem Fronteiras e não fizerem sua candidatura online no minhaufmg terão sua candidatura automaticamente indeferida.


Posso escolher a universidade onde vou estudar?

Não. Caberá à CAPES, CNPq e à instituição parceira (IIE, UUK, DAAD, NUFFIC, CBIE, CALDO, G8, KFPP) escolherem a universidade de destino do candidato.


Quais os documentos corretos a serem anexados no formulário do on-line CsF?

O formulário on-line de inscrição solicita que seja anexado o histórico escolar de graduação. Recomendamos que você faça upload do HISTÓRICO DO CURSO que mostra a porcentagem do curso concluída até então. Certificados de bolsas de Iniciação Científica externas (bolsas direto ao pesquisador CNPq, FAPERGS, FINEP etc.) devem ser solicitados pelo aluno diretamente à agência pagadora da bolsa.


A documentação exigida pode ser enviada por e-mail?

Não. As documentações exigidas deverão ser enviadas pelo site da Capes, na página do programa, respeitando o respectivo calendário. Todos os documentos devem estar no formato PDF.


Os documentos solicitados podem ser enviados após o prazo de inscrição?

Não. Os documentos exigidos devem ser enviados junto com o formulário de inscrição dentro do período estipulado pela chamada pública correspondente.

Posso me candidatar de forma individual?

Não. A UFMG possui acordo de adesão com a CAPES/ CNPQ.


Como sei se minha candidatura on-line foi enviada corretamente?

Após preencher o formulário e fazer upload dos arquivos, você deve clicar em ENVIAR. Se a candidatura não for enviada, não teremos como fazer a homologação on-line de sua candidatura.


Como faço para pedir meu afastamento para intercâmbio?

A DRI dará aos aprovados um "afastamento por intercâmbio", que não é um trancamento, e dessa forma você não precisa fazer matrícula nos semestres em que você estiver afastado(a). Para que possamos te dar esse documento, você precisa enviar a carta de aceite que você recebeu da universidade estrangeira para o e-mail csfdri@dri.ufmg.br. Você também precisará imprimir em 3 (três) vias o formulário de afastamento, que deve ser assinado e carimbado pelo Colegiado ou Seção de Ensino do seu curso. Uma cópia dele, após assinada, deve ser devolvida à DRI para termos conhecimento de que você de fato está no exterior. A terceira cópia é sua e você deverá guarda-la até o final do período de intercâmbio. Além dessas exigências, e de acordo com o Edital Interno, o aprovado deve apresentar à DRI o Plano de Atividades Acadêmicas e o Formulário de Afastamento, devidamente preenchidos e assinados pelo Coordenador do Colegiado de Curso.


Estrangeiros

Sou estrangeiro, o que é exigido para eu realizar intercâmbio na UFMG?

Pode se candidatar ao intercâmbio na UFMG o aluno estrangeiro que estiver regularmente matriculado em instituição estrangeira de nível superior que tenha acordo de cooperação com a UFMG. É recomendável ter um nível intermediário de português, mas a UFMG não exige prova de proficiência ou apresentação de qualquer certificado.


Minha Universidade estrangeira possui convênio com a UFMG?

A UFMG recebe estudantes estrangeiros no âmbito de Convênios de Cooperação estabelecidos com outras Universidades e Programas de Mobilidade. A lista completa das Universidades conveniadas por continente você encontra no ícone “Convênios” no menu principal do nosso site.


Através de qual programa de intercâmbio eu posso estudar na UFMG?

Se sua instituição tiver convênio com a DRI, é provável que a sua Universidade estrangeira tenha programas de intercâmbio. Procure o setor de Relações internacionais da sua Universidade e conheça as formas de acesso.


Documentação exigida pela UFMG

Qual a documentação exigida pela UFMG aos alunos estrangeiros que pleiteiam intercâmbios?
• Formulário de Matrícula; • Histórico escolar (em português, espanhol ou inglês); • Cópia do Passaporte; • 2 fotos, tamanho 3x4; • Carta de Motivação. Obs: No caso dos estudantes de graduação que estão no final do curso ou estudantes de pós-graduação que queiram desenvolver suas pesquisas na UFMG, também é necessário enviar um resumo de uma página com o tema da pesquisa e as atividades que pretende realizar durante o intercâmbio.


Quando e como realizo a matrícula nas disciplinas a serem cursadas na UFMG?

A matrícula em disciplinas é feita ao longo da Semana do Aluno Estrangeiro junto ao Colegiado do curso que você escolheu frequentar. No início de cada semestre você deverá comparecer ao(s) Colegiado(s) onde está cursando disciplina(s) e solicitar o Comprovante de Matrícula. Este comprovante é fundamental para confirmar a matrícula.


Sobre a Cédula de Identidade de Estrangeiro, o que devo fazer?

Todo o procedimento é feito na Polícia Federal brasileira. No link (http://www.dpf.gov.br/ servicos/estrangeiro/emitir-cedula-de-identidade-de-estrangeiro) você encontrará os documentação e procedimentos necessários. Todos os intercambistas devem trazer uma cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) para a DRI, assim que obtiverem o registro na Polícia Federal.

A UFMG fornece algum curso de Português?

A UFMG, com o objetivo de potencializar a diversidade dos programas oferecidos nos diversos setores de suas unidades a UFMG, oferece o Programa de Português para Estrangeiros em várias modalidades e com cargas horárias diferentes. Os cursos serão oferecidos gratuitamente para alunos, professores e pesquisadores vinculados a instituições que tenham acordos de cooperação internacional com a UFMG. Mais informações podem ser obtidas aqui.



Mobilidade Livre

O que é um intercâmbio por Mobilidade Livre?

A Mobilidade Livre é uma forma de intercâmbio que exige total esforço do próprio interessado. Você deve procurar a Universidade de interesse, sendo ela conveniada com a UFMG, e negociar seu intercâmbio lá.

Quais as Universidades conveniadas com a UFMG?

A lista completa das Universidades conveniadas, organizadas por continente, você encontra no ícone Convênios.

O que a DRI faz em relação à minha candidatura através da Mobilidade Livre?

A DRI não pode ajudá-lo a conseguir a vaga, você deve fazer tudo por conta própria. Apenas emitimos sua carta afastamento por Mobilidade Livre, mediante apresentação dos seguintes documentos: - Carta de Aceite emitida por instituição estrangeira parceira da UFMG no exterior. A existência da parceria poderá ser verificada aqui; - Confirmação de contratação de seguro-saúde (acesse o formulário aqui); - Termo de Compromisso (acesse o formulário aqui). É importante ressaltar que a DRI não assina nenhum documento necessário para a obtenção da carta de aceite emitida pela universidade estrangeira.

Tenho direito a algum auxílio financeiro com essa modalidade de intercâmbio?

Não, a Mobilidade Livre não oferece qualquer forma de auxílio financeiro nem intervenção para obter isenção de taxas na universidade estrangeira.


Aproveitamento de créditos

Os créditos cursados nas disciplinas da Universidade estrangeira serão aproveitados no meu curso na UFMG?
De acordo com a resolução 05/98 do CEPE, cabe ao Colegiado/ Seção de Ensino do seu curso toda e qualquer decisão sobre aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior. Dessa forma, caso eles considerarem que as disciplinas cursadas estão de acordo com a sua grade curricular na UFMG elas poderão ser incluídas. Cabe também ao Colegiado/Seção de Ensino fazer a conversão das notas obtidas no exterior para o sistema de pontuação da UFMG.



Outros Programas

AUGM

O que é Docente em Formação (DJ)?

Mobilidade destinada, principalmente, à complementação de sua formação acadêmica.

E o Docentes Formados (DF), o que é?

É a mobilidade destinada à realização de atividades no âmbito de funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, promovendo atividades da pós-graduação (prioridade do Programa), assistência técnico-científica para o desenvolvimento e consolidação de novas áreas disciplinares, apoio à formação de docentes, e atividades vinculadas à gestão e política universitária.



BRAMEX

Quais são as instituições mexicanas para as quais posso me inscrever?

As instituições mexicanas, assim também como os cursos, as vagas, a proficiência linguística e o período de intercâmbio variam de acordo com o edital vigente.


Santander Universidades

Qual a periodicidade do lançamento de editais?

O Santander Universidades não tem periodicidade no lançamento dos editais. Sempre que é lançado um edital, divulgaremos através dos nossos meios de comunicação.



GRENOBLE

Para qual país eu posso ir pelo Grenoble?

O Programa só oferece intercambio em Universidades francesas.


O Programa oferece algum tipo de bolsa?

De acordo com a última chamada, todos os alunos selecionados estarão isentos do pagamento das taxas escolares nas instituições francesas anfitriãs. Eles deverão arcar com os custos de seguro-saúde, transporte, hospedagem, alimentação e outras despesas eventuais.