Convidado para a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, realizada dia 3 de setembro, no CAD II, o fotojornalista Showkat Shafi, do canal Al Jazeera English, autor de ensaios fotográficos reconhecidos mundialmente, apresentou seu trabalho “100 Faces dos Refugiados Rohingya”, registrado durante a crise humanitária em Bangladesh.

Showkat Shafi trabalha na Al Jazeera English,  no Qatar, e já realizou coberturas internacionais em países como Áustria,  Butão,  Nepal,  Bangladesh,  Israel,  Palestina,  EUA e Qatar.

“Essa cobertura sobre os refugiados é uma das mais importantes que já fiz na vida”, conta Showkat. “Pelo fato de o Brasil ser tão distante de Bangladesh, muitas pessoas não estão cientes da situação dos Rohyngia e das atrocidades que eles vivenciam. Por esse motivo, é tão significativo vir a uma Universidade tão importante relatar a crise e as difíceis situações em que vivem os refugiados”, conclui o fotojornalista.

Em seu trabalho, ele já realizou coberturas internacionais em diversos países asiáticos, atuando de forma intensiva no subcontinente indiano. “Minha maior realização é quando minhas fotos fazem a diferença na vida de alguém”, menciona ao falar sobre seu trabalho de documentar as vidas, lutas e resiliências de pessoas cujas histórias, de outra forma, não seriam contadas. “Muitas das minhas fotos foram capazes de gerar benefícios para pessoas em particular”, conta. “Vim de Kashmir, uma das áreas mais militarizadas no mundo, onde as pessoas enfrentam muitas violações dos direitos humanos. Um dia fotografei uma mulher que buscava por seu filho desaparecido na companhia de seu descendente mais novo. Após a publicação da imagem, muitas pessoas viram a notícia e doaram dinheiro para o filho mais jovem, que estava desempregado, comprar um carro e poder trabalhar como taxista”, cita orgulhoso. “Houveram vários incidentes como esse em que as pessoas fotografadas foram ajudadas”.

Os 100 refugiados, entre eles crianças e idosos, integravam a leva de 730 mil Rohingya (minoria muçulmana apátrida de Mianmar) forçados a fugir para Bangladesh pelo exército do país.

Já quando o assunto é Brasil e os enredos que o fotojornalista desejaria registrar no país, Showkat demonstra que já havia pensado no assunto antes, haja vista sua rápida resposta: “Sempre fui fascinado pelo país, principalmente pela Amazônia. Eu definitivamente desejaria visitá-la e conhecer as tribos nativas; contar ao mundo um pouco de suas histórias”.

Mestre em Jornalismo pela Kashmir University, Showkat Shafi foi o vencedor do prêmio Drum Online Media Award de Melhor Fotografia de 2017 e Melhor Uso de Fotografia de 2019, além de ser um homenageado oficial no 23º Prêmio Anual Webby.

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Lançada em 2019, a formação é composta por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos.

Confira as disciplinas ofertadas aqui.

Confira as fotos no Facebook.