No dia 29 de setembro de 2017, foi realizado o I Fórum de Acolhimento Internacional da UFMG. O evento, promovido pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, na Escola de Engenharia da UFMG, além de professores convidados, que contribuíram para importantes discussões sobre a internacionalização do ensino superior.

Professora Márcia Lousa, Luciana Fiuza e Professor Tarcísio Mauro Vago durante a abertura do I Fórum de Acolhimento Internacional da UFMG.

A cerimônia da abertura contou com as falas do Professor Tarcísio Mauro Vago, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; da Professora Márcia Lousa, Diretora de Apoio a Projetos e Luciana Fiuza, Coordenadora de Gestão Operacional da Diretoria Relações Internacionais.

Convidados debatem a primeira mesa-redonda com o tema “Políticas públicas, educação, gênero e sociedade”.

Após a abertura do fórum, foram conduzidas três mesas-redondas, uma para cada eixo temático do evento: “”; “Arte, literatura, culturas e línguas” e “Ações de acolhimento, hospitalidade e atenção a refugiados”. As apresentações da Professora Suellen Mayara Péres de Oliveira – da UNILA, do Professor Rubens Lacerda de Sá – da UFLA e do Professor Félix Kaputo da UFMG/ICORN se destacaram ao contemplar os temas das mesas. Além da participação de diversos membros de instituições externas, tais como CEFET-MG, COLTEC, IFSULDEMINAS, UNL/ANGOLA, UFSJ, UFVJM e diversos membros da comunidade da UFMG de diferentes unidades.

A programação do evento incluiu, também, comunicações orais e apresentações de pôsteres acadêmicos. Além disso, a italiana Eleonora Esposito, estudante da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, conduziu a oficina de “Treinamento Holístico (Olit)”, que é a primeira atividade holística-proprioceptiva-postural cujos movimentos seguem as batidas musicais.

Registro da Oficina de Treinamento Holístico (Olit), ofertada pela estudante Eleonora Esposito.

Também participaram da programação os produtores vinculados à Feira UAI — UFMG Artesanato Internacional, iniciativa de economia popular e solidária que promove o consumo consciente e valoriza pequenos produtores locais.

Durante todo o fórum, ficaram expostas, no hall do Bloco 3 da Escola de Engenharia, fotografias da Mostra “Uma Lente, Duplo Olhar”, exibição que retratou a internacionalização em casa em sua diversidade e extensão.

 

Durante o encerramento, foram premiados os melhores pôsteres científicos: em primeiro lugar o estudante beninense Sedami Deo-Gratias Emmanuel Akossinou, premiado com o trabalho intitulado “O Mundo de Outra Maneira: contribuições para o processo de internacionalização da UFMG”; em segundo lugar a estudante brasileira Lívia Elisa Lemos Melo, foi premiada com o trabalho intitulado “Metáforas sobre Refugiados no Jornal Alemão “Zeit Online”- Janeiro de 2016″. Também foram premiadas as melhores fotografias da Mostra “Uma Lente, Duplo Olhar”. As duplas contempladas foram André Pinto de Souza Oliveira e Blas Lucas Ahumada Abarca, em primeiro lugar, e a dupla Isael de Jesus Sena e Luis Simão Balo, em segundo lugar.

Equipe idealizadora do I Fórum de Acolhimento Internacional da UFMG, respectivamente, Luciana Fiuza, Michelle Gontijo, André Amaral e Elaine Parreiras.

Confira a cobertura fotográfica completa na página da DRI no Facebook.