Da esquerda para a direita: Prof. Hideki Hayashi, da Hitotsubashi University, Prof. Matthew Rosenstein, da University of Illinois e Prof. Alexandre Cunha da UFMG.

No segundo dia de atividades da I Jornada de Estudos Europeus, o Professor Hideki Hayashi da Hitotsubashi University, Japão, abriu a terceira mesa de debates, que teve como tema Os Estudos Europeus fora da Europa. O Professor enumerou as ações e projetos da sua Universidade que envolvem a Europa e resultados dos mesmos. Uma das experiências citadas foi a colaboração entre universidades na Europa e no Leste do Japão, que contribuiu para a eficiência dos custos de projetos e o incremento nas atividades de investigação, principalmente na área de pós-graduação.

O Professor Matthew Rosenstein, da University of Illinois, Estados Unidos, enumerou os eventos realizados pela Universidade que se relacionam com a Europa, os programas acadêmicos e os subsídios conquistados para que se concretizem os estudos com foco na Europa. Rosenstein acredita que o sucesso dos estudos europeus na University of Illinois se deve ao desenvolvimento de parcerias fora e dentro da universidade, ao incentivo da participação de toda comunidade acadêmica, ao estabelecimento de diversas fontes de financiamento e à manutenção de forte relacionamento com o corpo diplomático europeu, entre outros componentes. Ao final das apresentações, o Professor Alexandre Cunha moderou a discussão sobre o tema.

A quarta mesa de debates foi composta pelas Professoras Elena Lazarou, da Fundação Getúlio Vargas, Julie Schimied, da Universidade de Brasília, e Myriam Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais. Myriam Ávila, em sua apresentação, defendeu que a propagação do conceito de Estudos Europeus e a difusão dessas informações podem conduzir à oferta de programas de estudo nesse campo. Os debates foram moderados pelo Professor Ivan Domingues, Coordenador do CEE.

A última atividade da I Jornada de Estudos Europeus foi um encontro entre pesquisadores da UFMG e representantes de algumas instituições europeias. A Professora Alessia Franchini, da Università di Bologna, falou sobre a sua experiência em organizar grupos de pesquisas multidisciplinares que se relacionam com os programas de financiamento da União Europeia e como melhorar a colaboração e prospectar relacionamentos para futuras parcerias. Dietrich Halm, representante do DFG – a sociedade alemã de apoio à pesquisa – e Christian Müller, Diretor do DAAD -organização alemã de intercâmbio acadêmico que oferece bolsas de estudos para alemães e estrangeiros – também participaram desta atividade, que foi moderada pela Professora Myriam Ávila. Ao final, houve a apresentação das ações para projetos do Centro de Estudos Europeus da UFMG e das possibilidades de subsídio para pesquisas relacionadas ao Centro.

O Centro de Estudos Europeus (CEE) é um dos cinco centros que impulsionam a internacionalização da UFMG.A I Jornada de Estudos Europeus propiciou um avanço nas relações de intercâmbio de informações e maior possibilidade de colaboração nas diversas áreas de pesquisa.