O Centro de Estudos Chineses (CEC) que, em 2015, transformou-se em Centro de Estudos da Ásia Oriental (CEAO), foi lançado na UFMG, em 2013, juntamente com outros quatro centros de estudos especializados: Centro de Estudos Indianos (CEI), Europeus (CEE), Latino-Americanos (CELA), e Africanos (CEA).

Eles integram a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG e têm caráter interdisciplinar. Sua criação acontece no âmbito da política de internacionalização da UFMG, com a missão de assegurar a inserção da instituição no cenário internacional e o cosmopolitismo das atividades acadêmicas.

Pretende-se também, com os Centros, intensificar a interação com outras culturas e promover o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, incorporando, assim, parâmetros e objetivos mais abrangentes para a internacionalização da Universidade, antes centrada na mobilidade de alunos e de docentes.

O Centro de Estudos da Ásia Oriental (CEAO-UFMG) busca ainda promover eventos, fomentar e desenvolver estudos e pesquisas sobre e com a China, Coréia do Sul e Japão. Em novembro de 2013, aconteceu a I Jornada de Estudos Chineses, quando houve o lançamento oficial do Centro de Estudos Chineses (CEC). Já em 2015, depois de transformar-se em Centro de Estudos da Ásia Oriental (CEAO), foi realizado em junho um seminário intitulado “Relações Brasil-China Para Além da Complementaridade” pelo diplomata e doutor em Direito Internacional pela UFMG, Marcelo Böhlke e em setembro o seminário “Política Externa Chilena no Pacífico: A Vez da Aliança”, apresentado pelo pesquisador e docente chileno Gilberto Aranda Bustamante. Além disso, aproximadamente uma centena de livros acerca de temas diversos relacionados à Ásia Oriental foi comprada para serem disponibilizados nas bibliotecas da UFMG.

A partir da realização de cada um desses eventos, foi possível ampliar a divulgação do CEAO, mapear o potencial de estudos sobre e com a China, o Japão e a Coréia do Sul na UFMG, estabelecer contatos e promover debates.

Coordenador: Lucas Carlos Lima (Faculdade de Direito)
- Fernão Castro Braga (Faculdade de Farmácia)
- Thaís Yumi Umeda Suzuki (Faculdade de Odontologia)
- Daniela Akie Hirakawa (FALE)
- Carla Andréa Silva Lima (EBA)

O Centro de Estudos da Ásia Oriental tem como objetivo geral promover, informar e desenvolver eventos, estudos e pesquisas sobre e com China, Coréia do Sul e Japão, para difundir conhecimentos entre brasileiros e orientais, além de incentivar a cooperação com outros centros de estudos sobre a Ásia Oriental no Brasil e no mundo.

Objetivos específicos

  • Fomentar a internacionalização da UFMG na Ásia, aprimorando continuamente tanto sua capacidade de competir em editais relativos a ações de internacionalização, bem como sua integração em redes acadêmicas voltadas à cooperação internacional;
  • Incrementar as atividades de cooperação acadêmica entre a UFMG e instituições de ensino superior;
  • Congregar pesquisadores, da UFMG e de outras Instituições, que desenvolvam pesquisas pertinentes à Ásia, ou realizadas com a participação de pesquisadores asiáticos;
  • Apreender e difundir traços relevantes dos países que compõem a região da Ásia Oriental, nomeadamente China, Coréia do Sul e Japão.

Centro de Estudos Especializados
Diretoria de Relações Internacionais - DRI
Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte
MG, Brasil – CEP: 31270-901

Telefone: (31) 3409-4025 ou (31) 3409-3276

ceao@dri.ufmg.br

http://www.chinadaily.com.cn/

http://www.stats.gov.cn/english/

http://br.china-embassy.org/por/

http://www.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html

http://bra-brasilia.mofa.go.kr/worldlanguage/america/bra-brasilia/main/index.jsp