A Missão do Brasil junto à ONU oferece programa de capacitação acadêmica para estudantes universitários brasileiros, ou recém-formados, na área das Ciências Sociais, tanto em nível de graduação como de pós-graduação.

São oferecidas cinco vagas por ciclo nas áreas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), assuntos econômicos e financeiros, paz e segurança e direito internacional e desarmamento. A Missão tende a dar preferência para os estudantes que tenham concluído a graduação ou que estejam fazendo pós-graduação, mas cada caso é analisado individualmente.

O programa exige dedicação exclusiva e tem três meses de duração, sendo oferecido anualmente nos períodos de fevereiro a abril, de maio a julho e de outubro a dezembro.

O programa é não-remunerado, cabendo ao estudante arcar integralmente com os seus custos de estadia e moradia em Nova York.

Os participantes do programa acompanham os trabalhos regulares da Missão na área de concentração, sob a supervisão de um diplomata. Participam de reuniões na ONU, preparam relatórios e pesquisas e assessoram o funcionário responsável pelo tema.

As inscrições para o ciclo de maio a julho de 2014 encerram-se no próximo dia 15 de março.

Os resultados do processo de seleção são divulgados aproximadamente um ou dois meses antes da data de início do ciclo.

Além do Curriculum Vitae (sem foto), é importante enviar uma carta de motivação e carta de recomendação de professor ou empregador. Todos os documentos devem ser enviados por correio eletrônico para o endereço estag.delbrasonu@itamaraty.gov.br até a data final de inscrição.

Qualquer dúvida adicional poderá ser dirigida ao e-mail estag.delbrasonu@itamaraty.gov.br. O site http://www.un.int/brazil/ contém informações adicionais sobre o trabalho da Missão.