Acontece esta semana, nos dias 16, 17 e 18 de maio, a 1ª “Mostra de Internacionalização da UFMG”, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DRI/UFMG), que objetiva fomentar a internacionalização da universidade, incluindo ações realizadas pela DRI/UFMG e oportunidades de mobilidade acadêmica internacional, proporcionando aos estudantes e pesquisadores brasileiros e internacionais importantes diálogos e compartilhamento de experiências, a fim de expandir concepções de mundo e estreitar as relações e as áreas do conhecimento.

 

Esta edição será realizada no Auditório A102 do CAD2 e na Praça de Serviços, no Campus Pampulha da UFMG, e contemplará sete atividades, associadas às práticas acadêmicas e culturais.  A Mostra contará com Workshops de Mobilidade Internacional; Relatos de experiências de mobilidade; Concurso de culinária internacional; Show de talentos; Exposição de Internacionalização; Palestra da Andifes- ISF sobre política linguística e ações na UFMG e oficina com o Projeto Pró-imigrantes.  Todas as atividades oferecidas são gratuitas.

 

1º dia – 16 de maio

Acontece o Workshop de Mobilidade Internacional que apresentará os programas de mobilidade acadêmica internacional, com exposição do Edital Unificado e das certificações de proficiência linguística – de 9h as 11h (manhã) e 14h as 16h (tarde). A atividade tem como público-alvo estudantes regulares de graduação da UFMG que possuem interesse em fazer mobilidade internacional por meio do Edital Unificado. Inscrições até 16 de maio no link.

Haverá também a Palestra do Programa da Rede Andifes IsF sobre política linguística da UFMG e ações de formação para internacionalização a serem desenvolvidas com a comunidade acadêmica.

 

2º dia – 17 de maio

O Workshop de Mobilidade Internacional continua com a apresentação do quadro de avaliação de documentos do Edital Unificado e orientações sobre as inscrições no sistema, além de relatos de experiências de mobilidade” por estudantes da UFMG convidados pelo Setor de Mobilidade – de 9h as 11h (manhã) e 14h as 16h (tarde). A proposta deste workshop é possibilitar que os estudantes de graduação conheçam o processo do Edital Unificado.

Acontece também a oficina do Projeto Pró-imigrantes: como o programa funciona e seus principais objetivos, além da apresentação de língua crioula: suas origens, principais influências, países falantes, estrutura básica, vocabulário, contextualização cultural e curiosidades.

 

3º dia – 18 de maio

O terceiro dia inicia com a Exposição de Internacionalização que consistirá em plantão coletivo de ‘tira-dúvidas’ das equipes de gestores da UFMG relacionadas às oportunidades de intercâmbios, nos horários de 09h30 as 11h30, e de 12h30 as 14h30, na Praça de Serviço do Campus Pampulha. Para este evento não é necessário fazer inscrição.

Acontece também o “Concurso de Culinária” (10h às 12h) e um “Show de Talentos” (15h às 16h) com propósito de promover um contato intercultural entre a comunidade brasileira e internacional por meio de sabores e apresentações artísticas.

 

Além da participação da “Feira da UFMG: produtos artesanais e agricultura familiar”, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental da UFMG (DGA/UFMG); e da “Feira Cio da Terra”, organizada pelo Coletivo de Mulheres Migrantes.

 

4º dia – 19 de maio

A Mostra de Internacionalização finaliza com o Workshop de Mobilidade Internacional em formato on-line exclusivo para o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, de 13h as 15h.

 

  • Confira a programação no link e participe!