A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga Bolsa de Mestrado Victor Hugo na Université de Franche-Comté (UFC) para mobilidade em 2020.

A Bolsa Victor Hugo foi criada pela Universidade de Franche-Comté, com apoio financeiro do Grand Besançon Métropole e da região de Bourgogne-Franche-Comté, e visa incentivar o intercâmbio de universidades com a América Latina (América Central, América do Sul e Caribe, e Haiti). Ela permite que os alunos beneficiados estudem por um ano (julho/2020 a junho/2021) em um programa de mestrado realizado pela UFC.

Benefícios: isenção dos custos de inscrição na universidade de destino; acomodação em quarto individual na residência universitária com acesso à internet; treinamento intensivo em língua francesa por dois meses (julho e agosto) no Centro de Linguística Aplicada da Universidade de Franche-Comté (CLA); além de duas refeições diárias no restaurante da UFC.

Condições de elegibilidade: ter a nacionalidade de um dos países latino-americanos de língua espanhola ou portuguesa ou do Haiti; residir em um desses países no momento da aplicação; ter idade inferior a 35 anos em junho de 2021; possuir pelo menos um diploma de bacharel ou equivalente, reconhecido pela França; estar regularmente matriculado no momento da inscrição.

A UFMG indicará no máximo 05 (cinco) candidatos para a avaliação da UFC. Os 5 (cinco) primeiros estudantes que enviarem a documentação completa para o e-mail selecao@dri.ufmg.br, serão os recomendados pela UFMG à UFC. As solicitações enviadas diretamente pelos estudantes à UFC não serão consideradas. Os interessados deverão enviar a relação de documentos disponível aqui até 19/02/2020.

Definidas as 05 candidaturas, a DRI informará o resultado no seu site e as enviará à UFC. Um Comitê de Seleção da UFC se reunirá para avaliar as candidaturas e conceder as bolsas.

Os candidatos selecionados serão notificados por e-mail.

Os resultados serão anunciados para os alunos vencedores e sua universidade de origem em abril de 2020.

Recomendamos a leitura completa e atenta ao documento oficial do programa.

Acesse-o aqui.