Em 2014, o Centro de Estudos Africanos – CEA/UFMG realizou, entre maio e junho, dois ciclos de palestras com professores de instituições africanas que estão na UFMG vinculados a projeto de pesquisa no âmbito do Programa Pró-Mobilidade Internacional – Capes/AULP.

O primeiro ciclo de palestra teve a participação do linguista David Langa, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e dos historiadores Eleusio Filipe, da mesma universidade; e Victor Semedo, da Universidade de Cabo Verde. Os temas discutidos foram Língua, Música e Nacionalismos nos dois países, com mediação das professoras Vanicléia Silva Santos, do Departamento de História da Fafich; e Sônia Queiroz, da Faculdade de Letras.

Os professores Nlandu Balenda e Maria Helena Canhici, ambos da Universidade Onze de Novembro, de Angola, participaram da segunda rodada de palestras. O tema da apresentação de Balenda foi a “História da educação em Angola – do período colonial até os dias de hoje”. Canhici expôs um “Estudo sistemático sobre dificuldades de aprendizagem nas escolas em Cabinda”.

AULP

A AULP promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores dos sete países de língua oficial portuguesa – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. A entidade tem como objetivo facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo, além de estimular a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.