Os refugiados da Síria e de outros países africanos ocuparam o noticiário internacional dos últimos anos e a resistência de muitos países europeus em acolher esses refugiados é uma das razões pelo avanço dos partidos de extrema direita, seja por motivos econômicos, seja por causa de um temor difuso de ser invadido por imigrantes.

São esses temores e a decorrente rejeição, fruto de um imaginário milenar sobre o Outro não europeu, que o workshop “A Europa e o Outro”, promovido pelo Centro de Estudos Europeus (CEE) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, se propõe a analisar. O evento, que conta com o apoio da Diretoria da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Poslit), será realizado no próximo dia 3 de maio no auditório 1007 da Faculdade de Letras.

O workshop começará com a conferência do prof. Rolf Peter Janz, da Universidade Livre de Berlim, intitulada “Imaginários europeus do Outro – o caso do ‘brasileiro’ Thomas Mann”. Em seguida será realizada uma mesa-redonda com os professores Myriam Ávila, Christian Degache e Elcio Cornelsen, todos da Faculdade de Letras, que abordará visões diversas do tema. A conferência de encerramento, com o título “A Europa e o outro (in)dizível” será ministrada pelo prof. Jacyntho Lins Brandão.

Data: 03 de maio de 2017
Local: Auditório 1007 da Faculdade de Letras – FALE
Horário: 10h15 às 18h