A Diretoria de Relações Internacionais convida a todos para a Conferência de Abertura do ano acadêmico do Centro de Estudos Indianos que contará com a presença da médica especialista em Ayurveda, Ana Maria de Araújo Rodrigues, com a temática “Ayurveda e o tempo: efêmero X eterno”.

Para Ayurveda, o stress – ativado pelos órgãos dos sentidos que leva a ações no corpo, na pele, no coração, estômago, cérebro – envolve o envelhecimento e é resultado da falta de discernimento e de conhecimento de nosso valor, de nossa constituição e de nossas necessidades. Como então lidar com este desafio que é o stress, neste momento peculiar de nossas vidas?

 

ANA MARIA DE ARAÚJO RODRIGUES é mineira, natural de Belo Horizonte, médica formada pela UFMG em 1987, mestre em medicina pela Santa Casa de Belo Horizonte, Ensino e Pesquisa. Escritora, especialista e professora em medicina nos temas de Saúde da Mulher, Antroposofia, Medicina Antroposófica e Ayurveda e pós-graduada em Psicologia Analítica Junguiana, pela PUC-MG. Médica voluntária da Prasad Foundation na Índia em 1996, com atendimento clínico nas vilas e comunidades nos arredores de Vajreshwari e Ganeshpuri e voluntária no Netraprakash Eye Camp, Índia, no mesmo ano. Estudante da filosofia e prática do Yoga desde 1990, quando visitou a Índia pela 1ª vez. Faz atendimento clínico e pesquisa. Sua linha de pesquisa gira em torno tanto de questões pontuais – tem a patente de medicamento de uso local para o tratamento de onicomicoses e pesquisa medicação-base para doenças auto-imunes – quanto de questões abrangentes, sobre o lugar do ser humano e principalmente da mulher, no século XXI: qual é o papel da mulher e do feminino, neste momento crucial da humanidade no século XXI? Como uma visão mais abrangente da Natureza, do Cosmos e de nós mesmos pode favorecer o desenvolvimento da humanidade em uma direção não-fragmentada?

 

A conferência será realizada no dia 15 de junho, às 17h, com transmissão no canal da DRI no YouTube.