Professora caboverdiana Fatima Fernandes

A professora Maria de Fátima Fernandes, pesquisadora da área de Literatura do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participou, de 19 a 25 de agosto de 2015, de atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa (NEPEHLA/ CNPq).

Uma das atividades da qual a professora caboverdiana participou foi o Seminário Internacional Relações Étnico-raciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa, realizado nos dias 20 e 21, no Auditório Luiz Pompeu, na Faculdade de Educação (FaE). O evento foi um desdobramento do o Projeto Pró-Mobilidade Docente e Discente Internacional CAPES/AULP: “Ensinar qual língua, ler qual literatura? Interculturalidade e relações étnico-raciais no Brasil e em Cabo Verde”, desenvolvido e coordenado pela professora e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), Aracy Alves Martins.

O seminário reuniu professores, pesquisadores e estudantes da área de ações afirmativas e intercambistas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Maria de Fátima Fernandes foi convidada para o evento com apoio do Centro de Estudos Africanos da UFMG (CEA/UFMG). No dia 20, a professora Maria de Fátima Fernandes apresentou em conferência o tema “Literatura Caboverdiana”. A mediadora do debate foi a professora Míriam dos Santos Jorge, diretora adjunta da Diretoria de Relações Internacionais/DRI/UFMG

Perfil

Maria de Fátima Fernandes é Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Um triângulo de pensamentos e percursos: a expressão metafórica do sentido de existir na Literatura Cabo-verdiana contemporânea – João Varela, Corsino Fortes e José Luís Tavares”, orientada pela Profa. Dra. Simone Caputo Gomes. É Mestre em Estudos Portugueses, Brasileiros e África Lusófona – Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1995). Graduada em Língua e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (1994).

Veja a programação do Seminário Internacional Relações Étnico-raciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa: