A UFMG realizou nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março a Semana de Orientação do Estudante Internacional (SOEI) organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG. O evento deu as boas-vindas aos cento e nove estudantes internacionais, de trinta e um países, recém-chegados à UFMG para cursar o 1º semestre de 2024.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Escola de Ciência de Informação (ECI/UFMG) e contou com a participação do vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira, e da diretora-adjunta de Relações Internacionais, professora Bárbara Malveiro Orfanò, além do diretor da ECI, professor Eduardo Valadares.

Entre as atividades do primeiro dia, houve uma apresentação artística musical, com Luciana Fiuza, Alessandra Moreira, Lisly Antunes, João Guimarães e Lucas Carvalho, além de orientações, com as professoras Ana Clara e Silvana,  sobre a disciplina “Português como Língua Adicional” (PLA), coordenada pelo professor Henrique Leroy da Faculdade de Letras da UFMG. Houve ainda a oportunidade de participar do programa de voluntariado internacional da prefeitura de Belo Horizonte, apresentado por Bernardo Ribeiro, no qual os intercambistas poderão atuar nos órgãos públicos do município.

O setor de Acolhimento da DRI, coordenado por Elaine Parreiras, fez uma breve apresentação: “Conhecendo a UFMG”, com o apoio das estudantes e bolsistas: Lisly Antunes Santos e Lívia Parreira Salles.

Já os trâmites administrativos ficaram sob orientação do setor de Admissão Internacional da DRI, com o “Simplificando a UFMG”, coordenado por Cristiane Xavier, com a colaboração da estudante e bolsista: Isabela Queiroz.

À tarde, houve uma recepção de orientação para todos os estudantes PEC-G, organizada por Karina Quaresma, responsável pelo setor de Programas Especiais, juntamente com a Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), professora Licinia Correa, da Faculdade de Educação da UFMG.

No segundo dia de recepção, os estudantes estrangeiros tiveram a oportunidade de fazer um “Campus Tour”: uma caminhada para conhecer o Campus Pampulha da UFMG e suas unidades acadêmicas, Centros de Atividades Didáticas e os Restaurantes Universitários (RUs), além de uma visita guiada ao “Jardim Mandala” na Faculdade de Educação (FAE/UFMG).

O encerramento do evento aconteceu no dia 1º de março, com  o encontro dos estudantes em mobilidade, PEC-G e PRÉ-PEC-G com seus padrinhos e madrinhas da comunidade acadêmica da UFMG, selecionados pelo Programa de Apadrinhamento da DRI, que oferece apoio aos discentes estrangeiros durante o semestre. Houve ainda atividades de interação cultural, como um piquenique e um “amigo-secreto”, no qual os estudantes internacionais e seus padrinhos e madrinhas brasileiros presentearam uns aos outros com “souvenir” de seu país de origem, além de aulas de forró com a voluntária Deborah Vilas Boas, estudante de Sistemas de Informação – UFMG.

Confira alguns momentos aqui.