Entre os 07 a 09 de setembro de 2022, a delegação composta por quatro estudantes da UFMG esteve presente na cidade de Sucre, Bolívia, para apresentação de trabalhos na 29º edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

O evento anual reúne jovens pesquisadores de universidades parceiras da AUGM, com o objetivo de promover o relacionamento entre países da América Latina, visando o desenvolvimento de redes interpessoais de caráter científico e acadêmico que, posteriormente, possam consolidar grupos regionais de pesquisa científica.

Este ano, o tema foi “Geração de conhecimento com integração científica, acadêmica, tecnológica e cultural para a justiça, a liberdade e o bem-estar de nossos povos”. A Universidad San Francisco Xavier (USFX) sediou o evento e foi o palco de apresentação de trabalhos de estudantes do Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

A UFMG foi representada por dois alunos de graduação e duas alunas de pós-graduação. Tiago Augusto Gonçalves Mello, estudante de Arquitetura e Urbanismo, apresentou o trabalho intitulado “Subsídios aos estudos de clima urbano para o planejamento ambiental em cidades latino-americanas”, e Douglas Luciano Guimarães, do curso de Química, apresentou o trabalho “El juego del ajedrez como herramienta educativa en las universidades y su beneficio para el estímulo de las inteligencias múltiples”. Douglas também ensinou jogo de xadrez na Associação de Xadrez Boliviana para vinte estudantes.

A pós-graduanda do curso de Direito, Gabriela Campos Alkmin apresentou o trabalho intitulado “O poder sobre a vida e a crítica feminista: a produção do gênero pelo discurso normalizador do direito”, e Larissa Dulce Moreira Antunes, pós-graduanda em Ciência Política, apresentou um trabalho sobre a reforma agrária na Bolívia como justiça, liberdade e bem estar para a população.

Além das apresentações de trabalhos científicos, os estudantes fizeram visitas culturais a pontos turísticos da cidade e participaram do encontro cultural promovido pela a Universidad San Francisco Xavier (USFX), uma festa com Shows de músicas típicas da região.