A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga a abertura da 5ª rodada de alocação destinada ao provimento de vagas do Edital Unificado 005_2022 para Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional em 2023.

No processo de alocação, os estudantes selecionam e confirmam suas opções de vagas para mobilidade internacional. O processo consiste em rodadas de alocação, sendo que cada rodada é composta por 03 (três) fases: primeira, a ordenação de vagas (realizada pelos estudantes); em seguida a alocação (realizada pelo sistema de seleção da DRI); e, finalmente, a confirmação da vaga (realizada pelos estudantes contemplados na rodada). 

No período de confirmação de vagas, todos os estudantes alocados poderão confirmar a escolha da vaga alocada. A confirmação da vaga pelo estudante IMPEDE a participação em rodadas de alocação posteriores e autoriza o estudante a realizar a mobilidade internacional para a instituição escolhida. 

Caso a confirmação não seja feita, o aluno perderá o direito à respectiva vaga, mas ainda poderá participar das rodadas de alocação subsequentes, juntamente com os demais estudantes ainda não alocados. 

Os estudantes alocados receberão orientações adicionais e específicas sobre sua mobilidade posteriormente.

Todo o procedimento de alocação de vagas está detalhadamente descrito no Manual de Alocação, o qual deve ser cuidadosamente lido.

Acesse aqui o Manual de Alocação.

As vagas ofertadas no Edital Unificado 005_2022 estão disponíveis para todos os estudantes habilitados no edital, independentemente de seu curso de graduação na UFMG, condicionadas ao nível de proficiência linguística exigido pela vaga. Dessa forma, o interessado poderá realizar disciplinas em qualquer curso oferecido pela universidade de destino, conforme descrito no quadro de vagas. Portanto, todas as vagas que se encontram disponíveis (visíveis) no sistema podem ser ordenadas pelos estudantes. 

É de EXTREMA importância que o estudante, antes de confirmar o aceite, leia o campo “Observações da vaga”. O campo fornece informações detalhadas sobre as particularidades da vaga e, caso não observadas atentamente, podem inviabilizar o intercâmbio. Confirmem se o seu curso de origem estará disponível para realizar intercâmbio na instituição pleiteada. Algumas instituições limitam ou especificam os cursos para aceite.

Na ocasião de o estudante confirmar a vaga para uma universidade que restrinja os cursos de origem ou de interesse, caso não se enquadre nos cursos específicos, a candidatura será recusada e o estudante perderá a oportunidade de realizar mobilidade internacional pelo Edital 005_2022.

Recomendamos que os estudantes levem em consideração que, embora a correspondência direta entre cursos nas universidades de origem e destino não limite a ordenação das vagas, é necessário que o colegiado do curso de origem na UFMG e a instituição de destino aprovem o “Plano de Estudos” do estudante antes do intercâmbio. Caso o plano seja rejeitado, o estudante ficará impedido de prosseguir com a mobilidade

Lembramos que a integralização dos créditos cumpridos em intercâmbio fica a critério do Colegiado de referência. 

 

CRONOGRAMA:

5º Rodada

05/10 – Ordenação de vagas

06/10 – Alocação 

07/10 – Confirmação da vaga

 

Confira aqui o Quadro de Vagas.

 

Observações: 

– O prazo de candidatura para a vaga ID 1727 e ID1926 – Institut National des Sciences Apppliquees de Lyon, França, expira em 25/10. O estudante alocado deverá se atentar aos prazos da instituição e às documentações de candidatura disponíveis na página da instituição*

– O prazo de candidatura para a vaga ID 1921- École Nationale Supérieure de Mécanique et d’Aérotechnique, França, expira em 15/10. O estudante alocado deverá se atentar aos prazos da instituição e às documentações de candidatura disponíveis na página da instituição*

– O prazo de candidatura para a vaga ID 1641 – Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia, expira em 15/10. O estudante alocado deverá se atentar aos prazos da instituição e às documentações de candidatura disponíveis na página da instituição*

 

*Possibilidade de solicitação de documentos adicionais.

 

Todos os estudantes alocados deverão aguardar instruções da DRI que serão encaminhadas diretamente por e-mail.