A Faculdade de Letras (FALE), com apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Embaixada da França no Brasil, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Língua Francesa para Mobilidade Internacional – FRANMOBE.

O FRANMOBE é um programa especializado de aprendizagem da língua francesa que também oferece apoio aos estudantes na preparação dos seus projetos de mobilidade em uma universidade francesa ou francófona.

Concebida a partir de quatro objetivos transversais, a formação FRANMOBE se organiza em torno dos seguintes projetos:

– Projeto 1: “Planejar a mobilidade académica”;

-Projeto 2: “Preparar a vida de estudante num país francófono”;

-Projeto 3: “Desenvolver o seu projeto de mobilidade”; e

-Projeto 4: “Preparar e apresentar sua candidatura”.

Contudo, simultaneamente ao desenvolvimento dos projetos, também são reforçadas as motivações dos estudantes para colocar em prática a mobilidade académica e  aperfeiçoadas suas possibilidades de se integrarem com sucesso no meio universitário e na vida quotidiana dos países francófonos que escolheram.

O curso oferecido nesta ocasião (2024/1) corresponde ao Projeto 2: “Preparar a vida de estudante num país francófono“, eis o motivo da necessidade de se ter alguma noção de francês para acompanhá-lo.

Pré-requisitos para inscrição:

• Ser estudante de graduação ou pós-graduação regularmente matriculado na UFMG;
  • Possuir conhecimento básico em língua francesa (saber se apresentar e falar de si – seu cotidiano, suas formações acadêmicas e suas atividades preferidas).

As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 11h30 às 13h, na Faculdade de Letras (FALE/UFMG), sala a definir. O curso terá início em 09 de abril e término em 27 de junho de 2024, totalizando uma carga horária de 48 horas. Haverá emissão de certificado.

Inscreva-se por meio do link disponível aqui, até às 12h do dia 05 de abril de 2024.

Como serão ofertadas apenas 25 vagas e a seleção será por ordem de inscrição, não deixe para a última hora.

Bon courage et à très bientôt !