O professor e pesquisador Diego Esteban Cargnelutti, da Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), em Mendoza, Argentina, participou do programa de mobilidade acadêmica Escala Docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em setembro de 2022.

Em sua 4ª estadia na UFMG, o pesquisador trabalhou em conjunto com a Faculdade de Farmácia, no período de 18 a 24/09. Entre suas atividades, Diego cita a pesquisa e desenvolvimento na área de vacinas contra leishmaniose, realizada em conjunto com a equipe da Dra. Ana Paula Fernandes, da Faculdade de Farmácia, e o CTVacinas.

Com a equipe da Dra. Ana Paula também foi criada a Rede Argentino-Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas, que promove a execução de protocolos experimentais, publicação de resultados e a divulgação destes no Simpósio Argentino-Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas, coordenado em conjunto desde 2014.

Além de ações para fortalecer a internacionalização entre UFMG e UNCuyo e reuniões com o Diretor de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba e o Corpo Consular da República Argentina em Belo Horizonte.

O Programa Escala Docente é direcionado para a mobilidade de docentes das universidades participantes do Grupo Montevidéu (AUGM) e tem o objetivo de garantir a efetiva construção do “espaço acadêmico comum ampliado” regional, proclamado pela Associação em sua Ata de Intenção Fundacional.

O processo seletivo do Escala Docente é gerenciado pela DRI, e sua chamada é anual.

Mais informações sobre o Programa estão disponíveis na página da AUGM.

Inscrições abertas para o Programa Escala Docente 2023 até dia 31/10.