A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga a abertura da 7ª rodada de alocação destinada ao provimento de vagas do Edital Unificado 06/2023 para Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional em 2024.

No processo de alocação, os estudantes selecionam e confirmam suas opções de vagas para mobilidade internacional. O processo consiste em rodadas de alocação, sendo que cada rodada é composta por 03 (três) fases: primeira, a ordenação de vagas (realizada pelos estudantes); em seguida a alocação (realizada pelo sistema de seleção da DRI); e, finalmente, a confirmação da vaga (realizada pelos estudantes contemplados na rodada).

No período de confirmação de vagas, todos os estudantes alocados poderão confirmar a escolha da vaga alocada. A confirmação da vaga pelo estudante IMPEDE a participação em rodadas de alocação posteriores e autoriza o estudante a realizar a mobilidade internacional para a instituição escolhida.

Caso a confirmação não seja feita, o aluno perderá o direito à respectiva vaga, mas ainda poderá participar das rodadas de alocação subsequentes, juntamente com os demais estudantes ainda não alocados.

Os estudantes alocados receberão orientações adicionais e específicas sobre sua mobilidade posteriormente.

Todo o procedimento de alocação de vagas está detalhadamente descrito no Manual de Alocação, o qual deve ser cuidadosamente lido.

Acesse aqui o Manual de Alocação.

 

Atenção:

As vagas ofertadas no Edital Unificado 06/2023 estão disponíveis para todos os estudantes habilitados no edital independentemente de seu curso de graduação na UFMG, salvo exceções informadas pelas instituições parceiras e registradas nas observações da vaga, condicionadas ao nível de proficiência linguística exigido. Dessa forma, o interessado poderá realizar disciplinas em qualquer curso oferecido pela universidade de destino, conforme descrito no quadro de vagas. Portanto, todas as vagas que se encontram disponíveis (visíveis) no sistema podem ser ordenadas pelos estudantes.

É de EXTREMA importância que o estudante, antes de confirmar o aceite, leia o campo de observações da vaga. O campo fornece informações detalhadas sobre as particularidades da vaga e, caso não observadas atentamente, podem inviabilizar o intercâmbio.

Recomendamos que os estudantes levem em consideração que, embora a correspondência direta entre cursos nas universidades de origem e destino não restrinja a ordenação das vagas, é necessário que o colegiado do curso de origem na UFMG e instituição de destino aprovem o “Plano de Estudos” do estudante antes do intercâmbio. Caso o plano seja rejeitado, o estudante ficará impedido de prosseguir com a mobilidade.

Lembramos que a integralização dos créditos cumpridos em intercâmbio fica a critério do Colegiado de referência.

 

Observação:

O Quadro Comum de Referência Europeu (QCRE) – ou Common European Framework of Reference (CEFR) – compreende os parâmetros internacionais que dividem a aprendizagem de línguas estrangeiras em seis níveis: A1 (iniciante), A2 (básico), B1 (intermediário), B2 (intermediário-superior), C1 (avançado) e C2 (proficiente). Todos os exames aceitos no Edital Unificado se enquadram no CEFR.

 

CRONOGRAMA:

7º Rodada

25/03 e 26/03 – Ordenação de vagas

27/03 – Alocação

28/03 e 29/03 – Confirmação da vaga

 

Caso haja novas rodadas, essas serão anunciadas na página da DRI, nas redes sociais e por e-mail aos estudantes inscritos.

Confira aqui o quadro de vagas.

Todos os estudantes alocados deverão aguardar instruções da DRI que serão encaminhadas diretamente por e-mail.