A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga o Resultado Final dos habilitados na 2ª etapa do Programa Minas Mundi 2018. Os candidatos habilitados devem se atentar para as seguintes informações:

Os estudantes do curso de Letras devem se limitar à habilitação exigida para ocupar a vaga na instituição de destino. Por exemplo: vagas para “Letras/Espanhol” devem ser ocupadas por estudantes que cursam Letras, habilitação Espanhol. Ao não observar esta regra, o estudante poderá ser rejeitado pela instituição de destino no momento de apresentar sua candidatura, o que implica em não realizar o intercâmbio.

Entre os dias 11 de julho e 10 de agosto, o candidato habilitado será convocado por e-mail a escolher sua instituição de destino. Logo, durante este período, é imprescindível que o candidato consulte regularmente suas caixas de e-mails. O processo de escolha das instituições é de inteira responsabilidade do candidato.

Para escolher sua instituição de destino, o candidato habilitado deve consultar o Manual de Ordenação, disponível aqui, e seguir o passo-a-passo.

O candidato deverá acessar o sistema de seleção via portal MinhaUFMG e elaborar uma lista de preferências, ordenando as instituições de seu interesse. Nessa lista única, o candidato poderá indicar instituições de todos os idiomas para os quais foi habilitado.

Haverá quatro rodadas de alocação de vagas ao longo do período de alocação. A cada rodada, o candidato habilitado que ainda não houver sido alocado em rodada anterior deverá elaborar uma nova lista, ordenando as instituições remanescentes de acordo com sua preferência.

Instituições com vagas no primeiro semestre de 2019, cujo período de intercâmbio se inicie em janeiro e fevereiro, poderão aparecer na(s) primeira(s) rodada(s) de alocação e deixar de aparecer nas rodadas seguintes. Portanto, candidatos interessados nessas vagas devem ter isso em mente.

O candidato que submeteu certificados de proficiência em mais de uma língua pode ter classificação diferente para cada idioma, de acordo com seu desempenho na primeira e na segunda etapa do processo de seleção.

Candidatos que tiveram certificado de proficiência aprovado com ressalvas deverão apresentar certificado válido no momento da mobilidade, sob pena de não serem aceitos pela instituição estrangeira e de serem desclassificados do Programa Minas Mundi.

Candidatos que pretendem pleitear auxílio financeiro devem priorizar as vagas do segundo semestre de 2019. Até o momento, não há previsão de orçamento disponível para custear bolsas de intercâmbio durante o primeiro semestre de 2019.

Os estudantes habilitados devem dar início ao processo de obtenção do passaporte junto à Polícia Federal assim que souberem que irão ocupar uma vaga durante o primeiro semestre de 2019. Estudantes que não estiverem com a documentação completa em mãos na data de candidatura à instituição estrangeira serão desclassificados do Programa Minas Mundi.

Atenção! A UFMG, em parceria com o Banco Santander, por meio do Programa Santander Ibero-Americanas, ofertará bolsas de estudo para habilitados no Minas Mundi 2018, mais informações serão divulgadas oportunamente.

Todos os estudantes que tenham interesse em concorrer a bolsas deverão fazer sua inscrição no link que será divulgado posteriormente, fiquem atentos à nossa página na internet e às redes sociais.

Resultado final da segunda etapa do programa Minas Mundi

Manual de Ordenação