Reconhecido mundialmente por financiar o estudo de estudantes nos Estados Unidos, anualmente o Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de diversos países.

No ano de 2024, entre os 26 aprovados, dois são discentes da UFMG. Entre os selecionados estão Carla Beatriz Rosário dos Santos, do programa de Pós-graduação em Ciência Política, que irá desenvolver parte da sua pesquisa em Harvard, e Hisrael Passarelli Araujo, do programa de pós-graduação em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), que desenvolverá parte de sua tese na University of California Los Angeles (UCLA).

Carla Rosário foi selecionada como bolsista do programa Doctoral Dissertation Research Award da Fulbright-Brasil para o período 2024-2025 e pontua que “esta oportunidade me levará a uma nova jornada de pesquisa e aprendizado na Harvard University como pesquisadora visitante do Afro-Latin American Research Institute (ALARI)”, além de  trazer novos insights para sua pesquisa no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Hisrael Passarelli mencionou que um dos motivos para participar do Programa da Fulbright é a possibilidade de aprimorar tanto o trabalho técnico quanto teórico que o permitirá acessar novas metodologias e percepções mais recentes de sua área de pesquisa.  “É mais que um simples intercâmbio acadêmico; é uma chance de imersão em uma nova cultura, colaboração com pesquisadores de renome e um passo significativo na minha jornada acadêmica e profissional”, relatou o doutorando.