O Centro de Estudos Indianos – CEI/DRI realizou a Segunda Jornada Internacional de Estudos Indianos Brasil – Índia: ideais de emancipação, nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2015, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas – FACE.

programação teve início no dia 09 de novembro com a Sessão de Abertura e lançamento do livro “A imaginação emancipatória – Ashis Nandy e os desafios do século XXI” da Prof. Lucia Rabello de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

No dia seguinte, a Mesa-redonda “Brasil – Índia no contexto dos BRICS” contou com a participação de convidados estudiosos do tema. No turno da tarde, o evento teve continuidade com a apresentação do professor Eric Robert Leclerc da Université Lille. No último dia da Jornada, pela manhã, a Mesa-redonda “Evolução da Consciência Humana”, iniciou o evento.  Já no turno da tarde, Kanishka Goonewardena, da University of Toronto, falou sobre urbanização. Após essa apresentação todos os presentes foram convidados a realizarem perguntas sobre os temas debatidos durante toda a Jornada.

Além das mesas, durante todo o evento  a exposição “Caminhos da Índia” de Maria Helena Andrés foi apresentada no saguão de entrada do auditório da FACE. Alguns dos materiais expostos já estão aqui no site na sessão Biblioteca Virtual