Os estudantes tiveram a oportunidade de conferir as exposições e palestras realizadas pelo Joint Road Show do CsF.

No dia 20 de maio, foi realizado na Reitoria da UFMG, o Joint Road Show do Programa Ciência sem Fronteiras. O evento reuniu vários alunos dos cursos de graduação e pós-graduação interessados nas palestras e exposição das universidades e instituições que promovem o ensino superior em diversos países.

Durante as exposições, os alunos puderam conversar sobre oportunidades de estudos e as modalidades de graduação sanduíche, doutorado pleno, doutorado sanduíche e mestrado profissional, diretamente com representantes do Group of Eight, DAAD, Campus France, Latino New Zealand, Latino Australia Education, CALDO, NUFFIC, Advantage Austria, OEAD e Swissnex.

As instituições parceiras no programa Ciência sem Fronteiras explicaram como funciona o processo de aplicação para as universidades e deram algumas dicas aos estudantes para que eles não tenham sua candidatura indeferida. Tendo em vista o êxito da candidatura, não é recomendado que o aluno se inscreva para uma universidade que exija um nível de proficiência maior que o comprovado pelo aluno, e, também não é recomendado a candidatura a um programa muito diferente da área de conhecimento estudada pelo participante.

Nas sessões de palestras, os representantes apresentaram suas instituições e divulgaram informações relevantes. Entre elas, o serviço de assessoria oferecido pelo Campus France, Latino Australia Education e Latino New Zealand que auxilia o aluno com o processo pré-consular e as informações gerais que abrangem os estudos superiores e a mobilidade acadêmica no exterior.

Além disso, os alunos que não estão matriculados em cursos definidos como prioritários pelo Programa Ciência sem Fronteiras, mas desejam estudar no exterior, tiveram a oportunidade de conhecer outros tipos de programas e formas de financiamento.

Após a visita na UFMG, o evento Joint Road Show do Programa Ciência sem Fronteiras seguiu rumo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e à Universidade Federal do Ceará (UFC), completando o tour em oito universidades.