A argentina Marisa Pineau, professora da Faculdade de Filosofia da Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina), ministrou, de 10 a 14 de novembro de 2014, o mini-curso “História da África do Sul”, no Auditório Prof. Luiz Bicalho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A atividade foi realizada pelo Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG) e teve o apoio do Programa de Mobilidade Acadêmica AULP/CAPES.

Professora Marisa Pineau atua nas áreas de história da Ásia e África contemporâneas, história da colonização e descolonização. Foto: CEA/UFMG

O curso abordou a história da África nos séculos XX e XXI com ênfase nos temas: a criação de um Estado moderno com bases raciais, a construção de identidades étnicas e políticas, as formas de resistência à supremacia branca, as negociações para o fim do apartheid e o estabelecimento de uma democracia da maioria.

Mini-curso sobre a história da África do Sul ministrado pela profa. Marisa Pineau (UBA Argentina). Foto: CEA/UFMG